Vejas as ações desenvolvidas pela RA de Planaltina durante a semana

Continuam as atividades em preparação para o aniversário da regional que completa 161 anos em 19 de agosto; a RA também tem realizado lives para comemorar e explicar sobre as origens da mais antiga cidade do DF

Por Cláudio Ulhoa

Continuam na região administrativa (RA) de Planaltina as comemorações para o aniversário de 161 a ser comemorado no próximo dia 19. O informativo divulgado pela administração regional local mostra que os serviços na infraestrutura urbana e rural continuam em diversos pontos da RA. As informações divulgadas retratam as intervenções feitas durante o decorrer de toda semana passada, de 27 de julho a 1º de agosto.

A começar pela reforma de quase todas as estradas de terra que liga a cidade à sua zona rural, como foi o caso do patrolamento das vias que levam ao Núcleo Rural Aprodarmas, Núcleo Rural Córrego do Meio, à Bica do DER, à Pedra Fundamental de Brasília e ao Jardim Roriz às margens da BR 020.

“Cuidar das vias não pavimentadas da cidade e garantir acessos de qualidade para comunidades locais. Nossa missão é cuidar de Planaltina e dar maior qualidade de vida à população”, diz o informativo.

Além disso, houve ainda limpeza na Praça Vila Vicentina, onde a limpeza e roçagem de toda área e pintando meio-fio e bancos, e também a construção de quebra-molas e o bairro Nova Esperança, que era uma demanda antiga dos moradores. Ainda sobre em relação à infraestrutura, a RA promoveu a retirada de 800 toneladas de entulho de diversos pontos da cidade. Em ação conjunta com funcionários do programa GDF Presente, funcionários da RA retiraram entulhos na DF 230, em Arapoanga, na Estância e na Bica do DER.

As paradas de ônibus da cidade também estão sendo revitalizados por meio de intervenções artísticas que buscam valorizar os espaços que geralmente são tomados por cartazes e propagandas. A RA informa que, em comemoração ao aniversário da cidade, algumas paradas de ônibus estão recebendo novas cores e arte, feitas por grafiteiros da cidade. A ação está sendo chamada de “parada cultural”.

Prevenção à covid-19

Em outra frente de atuação, os funcionários da RA também estiveram nas ruas de Planaltina para conscientizar a população sobre os risco da covid-19. A região não está entre os locais com maiores incidências de casos e mortes pela doença, mas mesmo assim, a prevenção ainda é a melhor forma de lidar com a doença que já contaminou no Distrito Federal 95.152 pessoas e fez 1.352 vítimas. Em Planaltina, até o dia 1 de agosto, a região tinha registrado 3.443 casos e 73 óbitos.

Por isso, durante a semana equipes de funcionários do DF Legal, Vigilância Sanitária, Bombeiro, PM, Policia Civil, DETRAN e Administração de Planaltina percorreram as ruas da cidade distribuindo máscara e conscientizando os populares sobre os risco e os cuidados que se deve ter com a doença. Ponto comerciais e ambientes públicos também foram fiscalizados para ver se as medidas de segurança estão sendo adotadas corretamente.

“Visitaram vários locais da cidade, fiscalizando comércios e orientando a comunidade sobre a importância das medidas de prevenção ao novo coronavírus”, informa a RA de Planaltina.

Ainda na prevenção contra a doença, funcionários do programa Sanear estiveram nas escolas públicas de Planaltina para higienizar e desinfetar as unidades escolares que voltam às aulas, de forma gradual, a partir deste mês.

Live comemorativa

Uma novidade que entrou em atividade no sábado, 1, também em comemoração ao aniversário de 161 de Planaltina, é a Live: Narradores de Mestre D’Armas Conheça Planaltina. A estreia foi feita com a presença do professor Elias Manoel da Silva, morador de Planaltina e historiador do Arquivo Público do Distrito Federal, e também contou com a participação do professor Xiko Mendes, que, além de historiador, é escritor e membro da Associação Nacional de Escritores e Academia Planaltinense de Letras, Artes e Ciências. No próximo sábado (8), haverá a segunda live, às 16h.

Para assistir às lives acesse aqui a página da RA de Planaltina no Instagram.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui