Veja quem são os novos dirigentes das comissões da CLDF para os próximos dois anos

A escolha dos nomes aconteceu nesta terça-feira (15) durante votação extraordinária; uma das principais comissões, a CCJ passa a ser presidida pela deputada Jaqueline Silva

Por Cláudio Ulhoa

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) já tem os nomes dos distritais que vão ocupar as cadeiras de presidente e vice-presidente das comissões da Casa. A votação, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 15, em sessão extraordinária, foi decidida previamente entre os deputados e, com isso, houve chapa única para cada comissão. Os eleitos vão ficar nos cargos até o final de 2022.

Na prática, segundo a assessoria de comunicação da CLDF, as lideranças das respectivas comissões permaneceram as mesmas de atualmente. A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), por exemplo, permanece com Agaciel Maia (PL) na presidência e com José Gomes (PSB) na vice-presidência. O deputado Fábio Félix, também permanece à frente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar (CDDHCEDP), tendo agora como vice o deputado Agaciel Maia (PL).

Também na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), permanece como presidente o distrital Martins Machado (Republicanos) que terá como vice o deputado Iolando Almeida (PSC). Já a deputada pelo PT, Arlete Sampaio, passa a presidir a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), tendo como vice, o deputado Leandro Grass (Rede).“Trabalharemos juntos para discutir os projetos dessas três áreas fundamentais para o DF”, disse Arlete, em entrevista à assessoria de comunicação.

Cada uma das comissões permanentes da Casa é composta por cinco deputados, que são responsáveis por avaliar as propostas legislativas antes da aprovação em plenário

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) continua sendo presidida pelo deputado Chico Vigilante (PT) e a vice-presidência passa a ser de Valdelino Barcelos (PP).

Os assuntos relacionados à ocupação do solo passarão discutidos sob o comando dos deputados Cláudio Abrantes (PDT), e por Hermeto (MDB), que ficou com vice-presidência.

Mulheres

Na frente de uma das principais comissões, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), está uma mulher, a deputada Jaqueline Silva (PTB), que passa a ter como vice-presidente o deputado Martins Machado (Republicanos). E outra parlamentar, a distrital Júlia Lucy (Novo) passa a presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, cujo vice será o deputado Daniel Donizet (PL).

A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC)ficou com o deputado José Gomes (PSB) na presidência e com Robério Negreiros (PSD) no cargo de vice. Já o distrital Roosevelt Vilela (PSB) vai presidir a da Comissão de Segurança junto com o vice, deputado Fernando Fernandes (PROS).

Por fim, teve ainda a escolha da presidência da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), que passa a ser comandada pelo deputado Valdelino Barcelos (PP) e pelo vice, o deputado Agaciel Maia. E a Comissão especial destinada ao exame de mérito das Propostas de Emenda à Lei Orgânica (CPELO) será dirigida pelo deputado Eduardo Pedrosa (PTC), que terá como vice, o deputado Robério Negreiros (PSD).

Cada uma das comissões permanentes da Casa é composta por cinco deputados, que são responsáveis por avaliar as propostas legislativas antes da aprovação em plenário.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui