Vacinação de pessoas com idade acima de 69 anos começa hoje no DF

Idosos com 69, 70 e 71 anos serão vacinados na segunda-feira

Imunização começa a partir das 13h, não é preciso agendar; a capital federal já recebeu 402.610 doses de vacinas contra a covid-19 e imunizou, com a primeira dose 193.359 pessoas e 68.875 com a segunda

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que a vacinação contra a covid-19 de pessoas com idade entre 69, 70 e 71 anos começa nesta segunda-feira (22/3), a partir das 13h. A informação foi dada pelo próprio secretário de Saúde local, Osnei Okumoto, que, além da notícia, pediu tranquilidade à população é garantiu que há vacina para todos do público prioritário.

De acordo com Okumoto, a pasta decidiu ampliar o público vacinado após receber do Ministério da Saúde mais um lote de vacinas, sendo 48 mil CoronaVac e 250 Covishield (AstraZeneca). A meta do governo, para este público, é de imunizar cerca de 42.924 pessoas.

“Não é preciso ter pressa. Os pontos de vacinação agora abrem também aos finais de semana e irão atender o grupo em qualquer dia a partir desta segunda”, ressaltou Osnei Okumoto.

Imunização será ampliada para profissionais de saúde da rede privada, por meio de agendamento, a partir do dia 25 de março

Para ser vacinado não é preciso agendamento. A pessoa precisa comparecer em algum posto de vacinação – ou nos 14 drive-thrus espalhados pelo DF – munido da carteira de identidade. Os postos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h; e nos finais de semana, inclusive no domingo, das 9h às 15h. Já os drive-thrus ficam abertos das 9h às 17h.

A SES-DF também deve começar, ainda nesta semana, a vacinação dos profissionais de saúde que atuam na rede privada. Segundo a pasta, serão vacinados nesta leva aqueles trabalhadores que atuam em consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias e no Instituto Médico Legal.

De acordo com a Secretaria, serão imunizados, nesta primeira etapa, profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos.

Até o momento, o DF já recebeu 402.610 doses de vacinas contra a covid-19 e imunizou, com a primeira dose 193.359 pessoas e 68.875 com a segunda.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui