Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (12) no DF

Vacinação contra a influenza começa na próxima segunda (12)

Imunização acontece nas UBSs e segue até dia 9 de julho; veja quais são as categorias que precisam se imunizar

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começa a vacinar nesta segunda-feira (12/4) o público-alvo para receber a dose da vacina contra a gripe A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Diferente dos outros anos, a pasta informa que desta vez a imunização será feita por etapas, ou seja, primeiro serão vacinadas as crianças de6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), depois as gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Público-alvo será dividido em etapas e contará com 100 salas de vacina

As vacinas serão aplicadas em mais de 100 unidades básicas de saúde espalhadas pelo DF. Para se vacinar, a pessoa precisa levar seu cartão de vacinação e é importante que o indivíduo que tenha tomado primeiramente a vacina contra a influenza, aguarde prazo de 14 dias para que ele possa receber a dose contra a covid-19.

“É importante que seja priorizada a administração da vacina de covid-19 caso a sua primeira ou segunda dose já esteja marcada para os próximos dias, devendo respeitar o intervalo de 14 dias para que assim possa tomar a vacina contra a influenza. É importante a população ficar atenta a todas as anotações em sua caderneta de vacina”, explica a enfermeira da área técnica de imunização da SES-DF, Fernanda Ledes.

Quem pode se vacinar

O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe – ao todo serão imunizadas 1.117.656 pessoas – é composto de professores das escolas públicas e privadas; idosos com idade acima de 60 anos; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; servidores da segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população carcerária. A vacina nestes casos são realizada em dose única.

De acordo com a SES-DF, crianças com idade abaixo de nove anos e que nunca foram vacinadas contra a gripe precisam receber duas doses da vacina, no intervalo de 30 dias.

Covid-19

Quem se vacinar contra a gripe precisará aguardar pelo prazo de 14 dias para poder se imunizar contra a covid-19.

A vacinação da gripe segue até o dia 9 de julho.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui