UBS Bica do DER, em Planaltina, passa a funcionar no IFB

UBS 12 de Planaltina passa a atender em espaço do IFB

Atendimentos das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) continuam normalmente; novo espaço está localizado na DF-128, Km 21

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que todo serviço da Unidade Básica de Saúde 12 (UBS 12) está sendo prestado em um espaço concedido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). A mudança de endereço se deu em razão da pandemia de covid-19, já que o espaço da UBS 12, também conhecida como UBS da Bica do DER, é pequeno, o que dificulta o distanciamento social.

De acordo com a SES-DF, a mudança é temporária, e os serviços, e atendimentos realizados pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) continuam normalmente. A iniciativa, segundo o governo, é paliativa, uma vez que já é projeto da atual gestão adquirir imóvel na região para a construção definitiva da UBS 12.

“Como era um espaço alugado e bem pequeno, não tínhamos como adequá-lo para a pandemia, só se mudássemos a estrutura – o que não é permitido, pelo fato de o lugar não ser nosso”, disse Renata Mercês, diretora de Atenção Primária à Saúde da Região Norte.

Unidade está funcionando provisoriamente no local até que um novo contrato de aluguel seja assinado

Para facilitar o acesso da população ao novo endereço da UBS 12, foi criada uma linha de ônibus direta para o IFB. Cerca de 3,8 mil usuários são atendidos na unidade de saúde todos os meses.

O endereço atual e temporário da UBS 12  é DF-128, Km 21 / Campus IFB, zona rural de Planaltina.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui