TSE reabre processo contra ex-governador Rodrigo Rollemberg

TSE determina reabertura de processo contra Rodrigo Rollemberg

O ex-mandatário teria usado uma viatura da Defesa Civil descaracterizada para fazer campanha nas eleições

Por Cláudio Ulhoa

O ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), acaba de ter o processo que corre no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TER-DF), onde ele teria supostamente praticado abuso de poder político nas eleições de 2018, reaberto a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ocorrido durante o eleitoral de 2018, o ex-governador é suspeito de usar um veículo oficial do Poder Executivo para fazer campanha eleitoral à época. O processo já tinha sido reaberto em junho deste ano, porém, na época, a defesa de Rollemberg pediu arquivamento do processo, o que foi negado desta vez.

O caso no qual Rollemberg está sendo processado foi emblemático e chegou ao noticiário assim que ocorreu, já que, o então candidato Ibaneis Rocha (MDB), atual governador, no dia 6 de outubro de 2018, véspera do segundo turno das eleições, denunciou o uso de um carro da Defesa Civil do Distrito Federal, na prática de propaganda eleitoral.

Após o veículo do GDF se envolver em um capotamento após supostamente ter sido usado na entrega de cestas básicas no Sol Nascente, o Corpo de Bombeiros (CBMDF), chegou a ir ao local e encontrou cartazes de campanha de Rollemberg no veículo.

A defesa do ex-governador disse que as acusações são infundadas e o fato de ter sido encontrado cartazes do político no carro da Defesa Civil seria irrelevante. “Uma drástica mudança de entendimento para eleições de 2018, pois há questões constitucionais relevantes a serem analisadas e podem levar, desde logo, à extinção do processo”, diz, em nota, a defesa de Rollemberg.

Caso seja condenado neste processo reaberto, Rollemberg pode ficar inelegível por oito anos.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui