Solidariedade | Uma mãozinha para Carina

Este é o nome da campanha de um grupo de mulheres em prol de uma jovem que perdeu parte do braço por causa do câncer

Três mulheres decidiram arregaçar as mangas e fazer algo pela amiga que amputou parte do braço direito devido a um osteosarcoma, tumor ósseo. Elas lançaram uma campanha virtual de arrecadação de dinheiro. A ideia é envolver o máximo de pessoas que possam contribuir e, com isso, garantir que Carina Ferreira Custódio, 21 anos, consiga comprar uma prótese biônica.

O diagnóstico médico ocorreu em 2019, quando Carina iniciou a quimioterapia. Mas, o tumor não respondeu bem ao tratamento e, há pouco mais de um mês, a saída para controlar a doença foi retirar o antebraço direito. “Pra mim foi uma surpresa muito grande. Na verdade, eu sabia que poderia acontecer um dia, mas não esperava que fosse tão rápido. Está sendo difícil pra mim lidar com essa nova experiência”, desabafa Carina.

Readaptação é a palavra-chave na vida da jovem, que diariamente busca alternativas para ter uma vida ativa. Afinal, diante da nova realidade fez com que as tarefas simples do dia o dia se tornassem desafios. Ao lado disso, Carina convive com os medos e incertezas com relação à formação acadêmica e à vida profissional. Imagine, uma designer de sobrancelha não ter mais o principal instrumento de trabalho: a mão direita.

As amigas, que também são colegas de trabalho, querem que, o quanto antes, ela volte a atender às clientes. Uma mão biônica é a solução, porém sabe quanto custa? Em média, sai por R$ 270 mil. Por isso, as amigas criaram a “vaquinha” virtual “Mãozinha para Carina”. “Como nós sozinhas não teremos como comprar a mão biônica e nem a família dela, pensamos que unindo maior quantidade de pessoas isso mudaria”, explica Gabriela Caetano, umas das organizadoras da campanha.

O empenho em divulgar a iniciativa está a todo vapor. Isso porque o trio não quer nem pensar na possibilidade de a amiga ter que mudar de atividade, visto que Carina faz um trabalho que encanta clientes e colegas de profissão. “Ela é uma designer de sobrancelhas extremamente talentosa, ama o que faz e mais do que nunca ela está precisando da nossa ajuda para continuar na profissão”, afirma outra organizadora, Grazielle Santos.

Os interessados podem acessar  https://www.vakinha.com.br/vaquinha/maozinha-para-carina e contribuir com o que puderem. Outra organizadora da campanha, a também designer de sobrancelha, Paula Martins, afirma que todo real é bem-vindo e fará a diferença para que o equipamento seja uma realidade. “A prótese biônica será capaz de devolver à Carina a capacidade dela voltar a exercer a profissão e investir nos estudos. Contamos com a colaboração de todos vocês”, conclui.

E o que pensa Carina da iniciativa? “Sinto muita gratidão pela vida das meninas, pois com a ajuda delas estamos chegando perto de realizar meu sonho. Elas tiraram um tempo da vida delas. Isso, sem dúvidas. é muito gratificante pra mim”, comenta.

A quantia é alta, mas quem disse que essas meninas desanimam? A prova está nos vídeos que elas gravaram para divulgar a campanha em que dizem: “Juntas somos mais fortes e juntas vamos mais longe.”

Luta desde a infância

O câncer faz parte da vida da designer de sobrancelha desde a infância. Aos 8 anos de idade, ela e a família receberam o primeiro diagnóstico dos médicos do Piauí, onde morava. O Linfoma de Hodking no pulmão avançou tanto que os profissionais chamaram os pais e desenganaram a então criança. Para eles, Carina não aguentaria a doença por muito tempo.

O câncer mudou destinos. Carina mudou-se para Brasília, onde passou a morar com a tia, inconformada com o diagnóstico e disposta a ajudá-la a encontrar uma resposta de esperança. E assim ocorreu. Ela fez tratamento e aos 16 anos, enfim, venceu o linfoma. Foram cinco anos sem qualquer sinal de células cancerígenas, até que no ano passado houve novo diagnóstico.

A luta contra o câncer é diária, isso porque as sessões de quimioterapia continuam mesmo depois da amputação e devem terminar só no fim deste ano. A jovem mora em Águas Lindas (GO) e conta com o apoio da família, de amigos e, agora, de pessoas que nem conhece, mas que topem participar da campanha e ajudá-la a voltar a trabalhar e estudar. “Estou muito ansiosa e confiante. Não vou desistir dos meus sonhos. Um deles é a conquista da minha prótese, que vai me deixar mais segura”, finaliza.

Campanha Mãozinha para Carina

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/maozinha-para-carina
http://vaka.me/1102440

Informações:

@maozinhaparacarina

@carinacustodiio

@gabriella_caetano

@ribeirosgrazi
Depósitos/transferências:
Bradesco
Agência: 0879-6
Conta Corrente: 0017479-3
CPF 601.983.283-03
Carina Ferreira Custódio
—————————-
Banco do Brasil
Agência 1022-7
Conta Corrente 34.816-3
Daiana Custodio de Araújo
—————————-
Caixa Econômica Federal
Conta Poupança: 368146-5
Operação: 013
Agência: 0161
Grazielle Santos Ribeiro
CPF 09788381650

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui