Sob coordenação da SES-DF, distribuição de canetas aplicadoras de insulina já ocorre nas UBSs

Diabéticos têm à disposição 118 mil canetas de insulina; medicamento está disponível nas UBSs

Os equipamentos são voltados a pacientes portadores da doença tipo 1 e 2; as canetas permitem o uso de insulina NPH e regular a pacientes com idade entre 16 e 60 anos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão oferecendo canetas aplicadoras de insulina a pacientes com diabetes tipo 1 e 2. As canetas, são cerca de 118 mil unidades, que foram doadas à pasta pelo Ministério da Saúde, aplicam insulina dos tipos NPH e regular. As faixas etárias dos pacientes que podem ter acesso ao equipamento são entre 16 e 60 anos.

Esses pacientes a serem beneficiados com a doação, geralmente, já fazem tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, para ter acesso às canetas, bastam levar a prescrição médica para ter acesso ao equipamento. Além disso, as canetas também serão oferecidas pela SES-DF através das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) também vão informar aos moradores sobre a doação dos equipamentos

As canetas aplicadoras de insulina trazem mais qualidade de vida aos portadores de diabetes. É o que explica a gerente do Componente Básico da Assistência Farmacêutica da SES-DF, Patrícia Queiroz, que, em entrevista à Agência Brasília, falou sobre o assunto. “A precisão da dosagem de insulina com as canetas é maior que quando se utiliza sob a forma de frascos e seringas. Além disso, os pacientes têm menos dor no local da aplicação e menor risco de ferimentos. Agora, eles contam com a distribuição das canetas pré-preenchidas com insulina”, saliente Queiroz.

Vale ainda destacar que esse caneta a ser doado permite o uso de dois tipos de insulina, ou seja, os pacientes que precisarem de dois categorias de hormônios podem fazê-lo com a mesma caneta. Já as canetas não podem ser compartilhadas, devem ser de uso exclusivo de único paciente.

Para mais informações, consulte a orientação completa sobre a alteração dos critérios para a dispensação das canetas de insulina.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui