Secretaria de Educação do DF anuncia novo plano de cargos e salários para magistério e assistência à educação

O anúncio foi feito pelo titular da pasta, Leandro Cruz, em razão do Dia do Professor; o titular também falou sobre a prorrogação da contratação de professores substitutos e da manutenção do plano de saúde dos servidores junto ao BRB

Por Redação

No dia em que se comemorou o Dia do Professor, neste dia 15 de outubro, o secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, em live, transmitida pelas redes sociais da Secretaria de Educação do DF (SEE-DF) anunciou que está sendo preparado um novo Plano de Cargos e Salários para as carreiras de magistério e assistência à educação. Segundo o secretário, o plano deve ser apresentado no final de 2021, já que o Executivo está proibido – em razão da pandemia de covid-19 – de realizar gastos acima do permitido. Portanto, explica Leandro Cruz, todo tramite para a construção do novo plano já começa a ser feita para que, no final de 2021, o plano apenas seja aplicado.

“Nós temos uma defasagem no Plano de Cargos e Salários para essas carreiras, mas estamos deixando tudo pronto para um diálogo, no momento adequado, com as categorias. O plano, com certeza, vai trazer um impacto forte para todos”, destacou o secretário.

Enquanto se formula o novo plano, SEE-DF que sanar todas as dívidas junto aos servidores da pasta. Segundo Leandro Cruz, a ordem no governo é de quitar todos os atrasos referentes a exercícios findos, ou seja, valores devidos pela administração pública que não foram pagos no ano em que ocorreu a cobrança.

“Quatorze anos depois, vamos cumprir com todo o planejamento para que se encerrem os exercícios findos ainda neste governo. Já estamos enviando para a Secretaria de Economia a primeira parcela, dentro do nosso orçamento”, lembra o chefe da SEE-DF.

De acordo com a pasta, esses pagamentos devem acontecer em novembro próximo.

Valorização profissional

Outros assuntos sobre a categoria dos docentes e demais profissionais da educação também foram abordados pelo secretário. Entre eles está o anúncio do Projeto de Lei que deve ser encaminhado à Câmara Legislativa do DF (CLDF), nos próximos dias, pedindo a autorização para que a atual contratação de professores substitutos da rede pública seja prorrogada. “Nós vamos prorrogar os atuais contratos, mas precisamos de autorização legislativa. Acredito que a Câmara vá contribuir e apoiar essa questão”, garantiu.

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), Dia do Professor

Leandro Cruz também comentou sobre a nomeação de 184 professores para ocupar as vagas que não que não foram preenchidas em agosto. Segundo ele, as nomeações devem ser publicadas no Diário Oficial do DF (DODF) na próxima semana. Além disso, o titular da pasta informou que está sendo feito ajustes no mapa final sobre a vacância da carreira de assistência da SEE-DF. Assim, será possível saber, por exemplo, a indicação de quem está sendo nomeado, quem está substituindo quem, como quem foi aposentado ou pediu exoneração.

“Trata-se de um trabalho criterioso, porque não é sobre novos cargos. Mas pretendemos dar posse ainda neste ano letivo a esses servidores”, disse o secretário executivo da SEEDF, Fábio Sousa, que participou da live.

Por fim, foi anunciado ainda que a pasta vá manter o plano de saúde dos servidores junto ao Banco de Brasília (BRB). O secretário Leandro Cruz ainda fez uma rápida homenagem aos professores. “Essa luta não é apenas do professor de sala de aula, mas de todos os servidores da área meio da SEEDF, na qual eu me enquadro. O nosso objetivo é o mesmo de vocês, uma educação pública, gratuita e de qualidade.”

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui