Representantes da Secretaria de Saúde do DF se reúnem com membros do MPDFT para definir estratégias de vacinação contra covid-19

Foram discutidas formas de estabelecer a vacinação quando a campanha for iniciada pelo Ministério da Saúde; servidores começam treinamento para vacinação já na segunda (18)

Por Cláudio Ulhoa

A pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDTF) funcionários da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) se reuniram, nesta quinta-feira (14), para tratar de assuntos relacionados à campanha de vacinação contra a covid-19 na capital federal. Marcada para ocorrer assim que o Ministério da Saúde iniciar a campanha ao nível nacional, a reunião serviu para que houvesse um alinhamento entre os órgãos.

“A disponibilidade da vacina é do Ministério da Saúde (MS) para as secretarias dos estados. Então, temos que seguir o plano para fazer essa disponibilização. É de grande importância que, aqui no Distrito Federal, a Vigilância em Saúde possa trabalhar com a Assistência em Saúde de forma integrada”, disse o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, que participou da reunião.

Como as vacinas utilizadas no DF vão ser enviadas através do MS, a reunião aconteceu sobre hipóteses e situações possíveis, sendo discutidas sobre o Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a Covid-19 elaborado pela SES-DF. Outras Secretarias também participaram do encontro, já que a vacinação deve ser um trabalho conjunto de diversos órgãos do governo.

“É importante deixar bem claro que, independente do quantitativo das vacinas, nós já temos a força de trabalho, a capacidade de resposta para operacionalizá-la, de acordo com a demanda que surgir. A ideia inicial é recebermos a vacina, tão logo ela seja entregue, termos condições de distribuí-la para oito câmaras nas cidades satélites imediatamente. A partir daí elas vão para as determinadas UBSs”, detalhou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Seguindo determinação do MS, os profissionais da educação e da segurança pública não mais serão vacinados nestas primeiras fases de campanha. No DF, a preparação dos 1,5 mil profissionais que vão atuar na vacinação começa no próximo dia 18 de janeiro. A SES-DF conta com uma infraestrutura já montado com 169 salas de vacina espalhadas nas sete Regiões de Saúde. Todas as salas foram equipadas, neste ano, com 183 câmaras frias científicas para armazenamento de imunobiológicos.

Acesse aqui o Plano Distrital de Vacinação contra a Covid-19.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui