Regularização fundiária de Vicente Pires assinada por Ibaneis deve beneficiar 237 mil moradores

O protocolo de intenções para regularização da RA faz parte do pacote de ações que o governo tem executado na RA; ‘É um momento histórico. São milhares de famílias que aguardavam essa regularização havia muitos anos’, disse o governador

Por Redação

O protocolo de intenções para regularização dos trechos II e IV na região administrativa de Vicente Pires foi assinado nesta quinta-feira (29) pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A assinatura se deu em conjunto com a União, já que a federação também é proprietária de lotes na região (trechos II e IV). Com a medida, cerca de 237 mil moradores devem ser beneficiados com o processo de regularização fundiária que vem sendo realizado desde o primeiro semestre de 2019.

“É uma união de esforços entre o governo do DF e federal no sentido de tornar essa regularização definitiva. É um momento histórico. São milhares de famílias que aguardavam essa regularização havia muitos anos. O Estado chega nesta data e dá dignidade aos moradores – a dignidade que foi roubada lá atrás, quando eles construíram suas moradias”, disse o governador Ibaneis Rocha.
Para chegar à fase da venda de lotes para os moradores, ainda será preciso passar pelo o alinhamento do plano de trabalho entre os governos local e federal, pela publicação de decreto pelo GDF, e pelo registro cartorial do projeto de regularização.

Assinatura de protocolo de intenções entre governos local e federal é o primeiro passo para regularizar moradias nos trechos II e IV da cidade

“Importante destacar a relevância deste protocolo de intenções para Vicente Pires. A cidade já vinha em um processo de regularização, mas faltava essa conjugação de esforços para chegarmos ao resultado final, que é a titulação, a propriedade para os moradores que ocupam essas áreas”, explica secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Mateus Oliveira. Ainda de acordo com Secretaria, a iniciativa deve garantir que novas áreas adentrem o ordenamento territorial do DF.

Qualidade de vida

O Governo do DF ressalta que Vicente Pires é uma das RA’s que tem merecido atenção integral por parte da atual gestão. Exemplo seria as obras de infraestrutura que acontece na cidade e que, segundo o GDF, já está com 90% de sua execução concluída. São serviços de construção de galerias de águas pluviais, lagoas de detenção, calçadas e asfalto, com investimento na ordem de R$ 542 milhões.

“É um sonho perseguido por toda uma cidade há muito tempo e marca a dignidade que os moradores merecem. Nós estamos fazendo as obras de infraestrutura nestes trechos sem a ‘certidão de nascimento’, que são as escrituras – mas, logo, logo, o governador Ibaneis Rocha vai estar na cidade entregando esses documentos”, reconhece o administrador de Vicente Pires, Daniel de Castro.

A parta da União na assinatura do protocolo de intenções foi representada pelo do secretário especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados do governo federal, Diogo Mac Cord.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui