Rafael Prudente garante apoio ao projeto Valorização da Mulher e Combate ao Machismo nas Escolas

Rafael Prudente junto das coordenadoras do projeto Valorização da Mulher e Combate ao Machismo nas Escolas

Iniciativa de conscientizar alunos de escolas públicas de Sobradinho, Sobradinho 2 e Planaltina; em audiência pública na CLDF, secretário de Transporte e Mobilidade garante que redução na frota de ônibus não afeta usuários

Por Cláudio Ulhoa

As coordenadoras do projeto social Valorização da Mulher e Combate ao Machismo nas Escolas estiveram nesta quarta-feira (9) no gabinete do deputado distrital, Rafael Prudente (MDB), para discutir formas de viabilizar a expansão e o financiamento do projeto nas escolas públicas do Distrito Federal. De acordo com o deputado, uma parceria foi firmada no sentido de aprovar, no orçamento de 2021, emendas que visem recursos para a realização do projeto.

“Firmamos uma parceria e vamos aprovar no orçamento de 2021 recursos para a execução do projeto”, afirma Prudente.

A reunião também contou com a presença do ex-deputado distrital, Ricardo Vale.

Com o repasse de recursos, o projeto deverá ser executado em escolas públicas de Sobradinho, Sobradinho 2 e Planaltina. A ação é uma forma de conscientizar os estudantes sobre a violência, que muitas das vezes é cultural, contra a mulher.

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, durante audiência pública na CLDF para tratar da redução da frota de ônibus.

O projeto vem ao encontro dos dados divulgados através do último levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), somente em outubro deste ano, foram registrados dois feminicídios no DF. Em setembro de 2019 seis mulheres morreram vítimas do crime. Já em fevereiro e maio deste ano nenhuma mulher foi vítima de feminicídio no DF.

“Serão atendidas com oficinas, teatros, cartilhas, concurso de redação e orientação sobre os direitos da mulher e o combate ao machismo”, ressaltou Prudente ao comemorar a parceria. Ele ainda parabenizou as coordenadoras do projeto, Ivonete, a Edvalda e a Rafaela, pela iniciativa. “Vamos trabalhar pela valorização e pelos direitos da mulher”, garantiu.

Audiência pública

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta quarta-feira (9) uma audiência pública, via internet, para tratar de assuntos relacionados ao transporte público do DF. A audiência contou com a participação do secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, que falou sobre a redução da frota de ônibus em 10% em razão da pandemia. De acordo com Casimiro, a medida não vai prejudicar a população, uma vez que a atualmente o número de usuários já é baixo – estaria em torno de 55%.

As linhas que são mais procuradas, afirmou o secretário, também não estão sendo afetadas. Casimiro se predispôs a participar de blitz, com o deputados distritais, para fiscalizar possíveis ônibus que estariam circulando lotados em razão da redução da frota.

“Aproveitei para pedir a população para que denuncie os transtornos e irregularidades do transporte por meio da Ouvidoria da CLDF. Queremos manter um canal aberto com a Secretaria, para que estas demandas de reclamação sejam resolvidas”, disse o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB).

Os canais de contatos com a Ouvidoria são o telefone 3348-8315 e o e-mail ouvidoria@cl.df.gov.br.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui