Rafael Prudente diz que mais de 300 leis foram aprovadas durante a pandemia

O deputado Rafael Prudente durante entrevista no programa Conectado ao poder da rádio Metrópoles

O presidente da CLDF enfatizou o trabalho da Casa e destacou que nos últimos anos as votações aumentaram em mais de 200%; o distrital também disse que a população saberá reconhecer o governo de Ibaneis Rocha

Por Cláudio Ulhoa

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente (MDB), falou ao programa Conectado ao Poder da rádio Metrópoles, nesta domingo (30/5), e destacou o papel do Legislativo nesse ano de pandemia de covid-19. Segundo Prudente, a Casa tem cumprido seu papel em aprovar matérias que sejam de interesse exclusivamente social.

Por se tratar de período em que há recessão econômica e crise social provocada pela covid-19, o presidente lembra que mesmo com toda dificuldade imposta pelo momento, os distritais tiveram um aproveitamento de 200% em relação a outros períodos.

“E no momento de pandemia, as pessoas esperam que a gente dê respostas rápidas, nós não poder esperar um dia, ou esperar uma semana”, ressaltou Prudente. A Casa chegou a aprovar mais de 300 leis durante nesses últimos dois anos.

Como ele explicou, o principal papel da CLDF, agora, será dar publicidade aos trabalhos feitos pela Casa. De acordo com Prudente, muita matéria de interesse da população tem sido votada, porém, a publicidade desses serviços muitas vezes fica de fora do conhecimento dos cidadãos.

“Então todas as decisões nós temos pautado de forma muito rápida e não só matérias da pandemia, porque a cidade não pode parar, a gente tem que tratar da parte econômica, da área da saúde com certeza, mas nós temos que tratar de legislação das igrejas, especificas da sociedade, regularização fundiária”, lembra o presidente da CLDF.

Rafael Prudente lembra que nenhum outro governo, nos últimos anos, trabalhou tanto como o governo de Ibaneis Rocha

O distrital destacou que a comunicação tem sido melhorada a cada dia. Recentemente a Casa lançou um site e um aplicativo para o cidadão poder acompanhar os trabalhos dos distritais. Agora, para julho, está previsto o lançamento da TV da CLDF e, depois, no final do ano, entrará em funcionamento uma rádio.

Além disso, a Casa também instalou um painel eletrônico que permite a população acompanhar as votações em tempo real.

Para Prudente, muitas das matérias apreciadas nos últimos meses são relacionadas à pandemia, mas também, como ele destaca, muito assunto voltado para a sociedade, como é o caso do aluguel social para mulher vítimas de violência domestica, que está sendo apreciado. Além de ter suplantado R$ 3 bilhões para área da saúde.

“Agora, no ano que vem, é ano de prestar contas e a população vai poder avaliar. Agora é o seguinte: o governo está trabalhando muito. Está trabalhando todos os dias e nos temos dado, na Câmara Legislativa, todo respaldo que ele precisa para trabalhar”, afirma Prudente.

Eleições 2022

Ao comentar sobre as eleições – já que Prudente apoio o governo de Ibaneis Rocha (MDB) – o presidente da CLDF disse que ainda há muito o que acontecer até o dia de votação. Para ele, no momento, não tem nenhum governador, no país, bem avaliado em razão da pandemia.

Quanto perguntado sobre uma possível reeleição de Ibaneis, Prudente afirma: “Vai ser uma decisão dele [Ibaneis Rocha] lá na frente. Tem muito coisa para acontecer ainda, nós estamos ainda em um momento de pandemia onde o cenário é muito nebuloso.”

Sobre se há chances do governador ser reeleito, Prudente destaca que “eleição é eleição” e cita como exemplo, uma passagem que envolveu o ex-governador do DF, Joaquim Roriz, que chegou a ter 80% de aprovação durante a campanha eleitoral e no dia do pleito ganhou com apenas meio por cento de votos.

“Eu espero que a população reconheça, até porque nós passamos aqui por governos muito ruins, então a gente espera que a população possa reconhecer isso. Vai ganhar que tiver trabalho e conseguir melhor apresentar suas propostas”, define Prudente.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui