Prestes a completar 161 anos, RA de Planaltina divulga resultado dos trabalhos executados na última semana

Entre as ações estão diversas intervenções na infraestrutura urbana, como pode árvores, pintura de faixa de pedestres, uso de caminhão-pipa em regiões com muita poeira e pavimentação asfáltica de diversas vias

Por Cláudio Ulhoa

O boletim informativo da Administração Regional (RA) de Planaltina, que compreende as ações do governo entre os dias 10 e 15 de agosto, é o último informativo antes do aniversário de 161 anos da região administrativa a ser comemorado nesta quarta-feira (19). Para a chegada da data, a RA vem desde o início do mês realizando uma série de intervenções no sentido de melhorar a infraestrutura urbana local conforme as demandas dos próprios moradores. Para isso, RA de Planaltina tem trabalhado com base na ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF), depois se faz um apanhado dos principais problemas da população a fim de solucioná-los.

Na última semana, os trabalhos começaram pela poda de árvores na área do Hospital Regional de Planaltina, na entrada da cidade e na avenida Independência, que fica próxima à Quadra 1 do Jardim Roriz. Além disso, houve também reforço com relação à sinalização de trânsito, as faixas de pedestres em frente as escolas e outros pontos da cidade estão recebendo pintura nova para melhorar a visibilidade.

Em razão da forte seca neste período do ano e que já começa a dar sinais, a RA tem atuado de forma preventiva com a oferta de caminhões-pipa, esse serviço tem sido feito em parceria coma RA de Sobradinho. Em Planaltina, ele tem atendido os moradores que ainda vivem em rua de terra, como é o caso da população que mora no Condomínio Nova Petrópolis, que recebeu os serviço essa semana.

Pavimentação do trecho na Estância Planaltina, módulo Q, foi uma das ações realizadas na última semana

Houve ainda a pavimentação asfáltica do trecho na Estância Planaltina, no módulo Q, e a realização de tapa-buraco na Estância Planaltina, módulo C, além da retirada de terra que obstruía a via.

Aproveitando o período de seca, a RA informa que serviços para a contenção de águas pluviais também estão sendo executadas. Como exemplo, a regional cita a construção de um sistema de captação de água e a instalação de novas bocas de lobo nas ruas Pará, 1º de junho e Maranhão. “Essa é uma demanda antiga da Comunidade, que agora está sendo resolvida”, lembra a RA de Planaltina.

Fiscalização

Planaltina não está entre as cidades que maiores números de casos e mortes por covid-19. Mesmo assim a RA tem realizado ações de conscientização da população e de fiscalização em relação aos protocolos de segurança que devem ser adotados, principalmente pelo comércio, neste momento de pandemia.

A ação mais recente foi a realizada pela RA de Planaltina com o apoio do programa DF Legal, da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar. Na prática, os funcionários desses órgãos fiscalizaram lojas, salões de beleza, ambulantes e a rodoviária. “Para verificar se as medidas de prevenção contra o coronavírus estão sendo realizadas. Além disso, houve a distribuição de máscaras de proteção para comunidade”, comunica a RA de Planaltina.

As obras da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também começou ser executada, após ficar parada em razão da falta de licença ambiental.

Violência

Uma dado que chamou a atenção durante a semana foi a divulgação do levantamento da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) que mostra uma redução dos índices de criminalidade ante os 7 primeiros meses de 2019 e

2020. Houve queda de 39,2% em roubo de veículos e de 30% em roubo a transeunte. “A intensificação do trabalho das forças de segurança com base em estudos e manchas criminais ajudou a reduzir a criminalidade em Planaltina e demais regiões do DF”, comunicou a SSP-DF.

Institucional

No campo institucional o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, recebeu em seu gabinete o Pastor Giovani, Presidente da Associação da Horta Comunitária Buritis III,para tratar de assuntos como a regularização da área onde fica localizada a horta.

Houve ainda o encontro de Célio Rodrigues com 21 representantes do condomínio Arapoanga, que discutiu assuntos relacionados à infraestrutura do condomínio.

Por fim, teve a visita do Secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, que esteve em Planaltina para tratar sobre o Projeto Parada Cultural, que está sendo desenvolvido na RA no sentido de melhorias a mobilidade através da construção/reforma das paradas de ônibus.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui