Presidente da Fibra apresenta a agenda industrial deste ano na CLDF

Editado desde 2003, a agenda traz contribuições à elaboração de leis que aprimorem o ambiente de negócios

A agenda é um documento com propostas que devem ser implementadas no DF para o fomento da industrial local; presidente da Casa, Rafael Prudente, disse que vai se empenhar para aprovar a maioria das sugestões

Por Redação

Como é comum desde 2003, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) apresentou nesta segunda-feira (3) a Agenda Legislativa da Indústria do DF ao presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente (MDB). A agenda, que busca fortalecer e desburocratizar o setor produtivo local, não teve lançamento na Casa em razão das medidas de segurança contra a covid-19, porém, o documento apresentado contém 27 propostas legislativas que foram selecionadas pelos dez sindicatos que constituem a Fibra.

Conforme ressaltou o presidente da Federação, Jamal Jorge Bittar, a agende deste ano, além de contemplar assuntos relacionados diretamente com o setor industrial, traz também algumas medidas que surgiram em razão da pandemia. O intuito da Fibra é de conseguir apoio dos parlamentares para elaborar uma legislação que aprimore o ambiente de negócios e estimule a atividade produtiva e a geração de emprego e renda no DF.

“Fizemos questão de produzir a Agenda Legislativa mesmo em um ano adverso. Há temas que a indústria precisa levar ao debate e a Agenda apresenta, de forma sintética e transparente, como o setor se posiciona sobre projetos que são de enorme relevância para o momento”, explica Bittar.

Por sua vez, o presidente da CLDF afirmou que os próximos meses serão de muito trabalho na Casa, já que a suspensão das atividades legislativas durante o primeiro semestre afetou os trabalhos previstos. Segundo Prudente, sua gestão vai empenhar-se em pautar a maioria dos assuntos apresentados pelos Fibra para serem votados até o final deste ano.

:‘Teremos uma série importante de votações pela frente até o fim do ano, e por isso já vou levar à reunião de líderes a Agenda’, diz Rafael Prudente

“Teremos uma série importante de votações pela frente até o fim do ano, por isso já vou levar à reunião de líderes a Agenda para que seja possível colocar em pauta os projetos, dando prioridade aos da área econômica, fundamentais para este momento que nossa cidade e nosso país está vivendo”, garantiu Rafael Prudente.

Projetos

A agenda da indústria para este ano versa sobre assuntos voltados à economia, à administração pública, à política urbana, a questões ambientais e a assuntos relacionados a contratos de trabalho. Cada assunto foi apresentado com as respectivas justificativas, além das necessidades de cada setor.

Nos assuntos econômicos, por exemplo, há temas como linhas de crédito emergencial para micro e pequenas empresas, destinação de recursos para pesquisa e inovação, e sobre o pagamento dos imóveis adquiridos por microempresas e empresas de pequeno porte.

Há ainda na agenda projetos voltados à política tributária e fiscal, com destaque para com medidas relacionadas a alíquotas e aos prazos de vencimento de tributos. No caso de matérias voltadas ao meio ambiente, é sugerido, por exemplo, a destinação correta de resíduos sólidos e o licenciamento de atividades econômicas. Entraves burocráticos que dificultam o desenvolvimento industrial do DF também são uma dos temas apresentados na agenda deste ano.

Para conferir o material na íntegra acesse aqui.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui