Por intermédio do GDF, Emater-DF faz parceria com Mapa para aquisição de veículos e aparelhos de GPS

“O Brasil só tem saída desta pandemia pelo trabalho do agronegócio”, diz o governador Ibaneis Rocha

Ao todo foram adquiridos 13 veículos e 25 aparelhos de GPS para melhorar as condições de trabalho dos técnicos da empresa de assistência técnica; governador Ibaneis anuncia grande projeto de regularização rural para o próximo ano

Por Redação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) firmou, por intermédio do Governo do DF (GDF), parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa) para aquisição de 13 veículos e 25 aparelhos de GPS. A assinatura da parceria aconteceu em cerimônia realizada nesta terça-feira (22) com presença do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, além de dirigentes da Emater-DF.

Conforme estabelecido pela parceria, os veículos adquiridos foram comprados com recursos repassados pelo Mapa através de dois contratos, que somou uma quantia de R$ 902 mil. Com esse valor, foi possível adquirir de dez veículos picapes Fiat Strada e três furgões Peugeot Partner, além de 25 aparelhos de GPS para serem usado no georreferenciamento.

“O Brasil só tem saída desta pandemia pelo trabalho do agronegócio. E o agronegócio tocado no DF pela Emater, Ceasa e Secretaria de Agricultura tem se colocado à disposição de todos os produtores”, disse o governador Ibaneis em seu discurso.“O que mais admirei nas visitas que pude fazer é que a agricultura se dá desde o pequeno produtor até o grande produtor. Estamos celebrando o trabalho da Emater e essa parceria hoje com o Ministério da Agricultura”, completou.

A Emater-DF é responsável por oferecer – através de 200 técnicos e extensionistas – assistência técnica para todo segmento agropecuário do DF. Em 2019, a Emater realizou 170.360 mil atendimentos, o maior número desde 2016. Entre as atividades exercidas pela empresa estão cursos, oficinas, dias de campo, visitas guiadas e outros destinados aos agricultores familiares e produtores patronais.

Convênio entre Emater-DF e Ministério da Agricultura vai permitir melhoria na assistência técnica aos agricultores familiares e produtores rurais

Para a ministra da Agricultura, o Mapa tem buscado trabalhar com parcerias, por acreditar que os agentes locais, neste caso a Emater-DF, conhecem sobre o que mais se necessita para desenvolver a agropecuária na região. No caso do DF, Tereza Cristina fez um elogio especial à empresa de assistência técnica. “Essa Emater-DF nos dá orgulho, ela não foi desmantelada como outras. Ela tem exemplos muito bons, fui conhecer a agricultura que vocês fazem aqui. Saibam que o Ministério da Agricultura está à disposição para ajudá-los neste trabalho”, destacou.

Regularização fundiária

Outro assunto tratado durante a cerimônia de apresentação da parceria foi a intenção do GDF, de realizar a partir de 2021, um forte processo de regularização rural do DF. A proposta foi anunciada pelo governador Ibaneis que assegurou que a medida deve beneficiar 45 mil famílias.

“Já fizemos todos os levantamentos junto às áreas rurais, com todas as famílias que residem nessas áreas, toda a parte de demarcação também já foi feita e agora essa parceria com o governo federal e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai permitir que a gente emita os documentos”, anunciou Ibaneis.

Por fim, o governador disse que sua gestão vai incentivar políticas públicas na área da agropecuária que visem a introdução de tecnologia e ciência no vida do h0mem do campo. “A Emater vem fazendo um belo trabalho e nós chegamos agora no novo momento, que é o momento da tecnologia e do empreendedorismo para fixar o homem no campo com uma qualidade de vida”, ressaltou Ibaneis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui