Pesquisa eleitoral mostra Ibaneis Rocha na frente em corrida pelo Palácio do Buriti de 2022

Ibaneis Rocha líder pesquisa recente para governo do DF em 2022

O governador lidera a pesquisa de intenção de voto com 16% de apoio; Professor Jordenes aparece na pesquisa como um dos grandes favoritos a uma vaga na CLDF

Por Cláudio Ulhoa

Nosso Portal teve acesso a uma pesquisa eleitoral feita entre os dias 15 e 26 de agosto passado para saber qual é a opinião da população do Distrito Federal – cerca de 4.090 – em relação aos possíveis candidatos nas eleições de 2022. A pesquisa tem o objetivo de avaliar o momento político na capital federal e sua margem de erro é de 1% e sua confiança é de 98%. O método utilizado na pesquisa, realizada nas 33 regiões administrativa do DF, foi o de face a face.

A pesquisa começa por perguntar qual é a opinião da população em relação à gestão de Ibaneis Rocha (MDB). Nas respostas, cerca de 5,4% consideram o governo ótimo, 23,9% o consideram bom e 42,1% responderam que o governo é regular; o número de péssimo foi de 15,3% e de ruim 11,8%.

Em outro momento, quiseram saber sobre o desempenho da gestão Ibaneis Rocha, que aparece com 48,1% de aprovação e 44,5% de desaprovação. Entre as regiões que mais aprovam a gestão do atual governo está Vicente Pires (66%), Lago Norte (65%) e Fercal (60%). Já que mais desaprovam são Estrutural (62%), Jardim Botânico (51%) e Candangolândia (50%).

A pesquisa também buscou saber quais são os deputados distritais que mais tiveram desempenho nesta legislatura. O primeiro a aparecer é o deputado Chico Vigilante (PT), que aparece com 8,9% em relação ao desempenho de seu mandato. Em seguida vem o atual presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), com 4,5% e, em terceiro, está o deputado Claúdio Abrantes (PDT), com 4%. Em quarto lugar aparece a deputado Arlete Sampaio com também 4% e, em quinto, está a distrital Jaqueline Silva (PTB), com 3,7%.

Por outro lado, os deputados com menor desempenho foram Guarda Jânio (Pros) que figura com 0,3%, José Gomes (sem partido) com 0,5% e Martins Machado (PRB), com também 0,5%.

Pleito de 2022

Já para o próximo ano a pesquisa traz em primeiro lugar, nas intenções de voto, o atual governador Ibaneis Rocha, que figura entre os outros possíveis candidatos – ao todo foram apresentados 36 nomes – para ocupar a cadeira do Palácio do Buriti em 2022. Ibaneis lidera a pesquisa com 16,6%; em seguida vem a deputada federal Flávia Arruda (PL) com 1,3% e o ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), com 1,2%.

Ainda neste contexto ao governo do DF, tem o nome do senador Reguffe (Podemos) que teve 0,9% de inteção de voto, seguido da senadora Leila Barros (Cidadania) que aparece com 0,3%; e do deputado federal Geraldo Magela (PT) com também 0,3%.

O governador Ibaneis Rocha também está em primeiro lugar quando a pergunta é: em que você votaria se as eleições para governador fosse hoje? Ibaneis teve 28% de apoio contra a segunda colocada, a senadora Leila Barros (Leila do Vôlei), que aparece com 12,3%. Em seguida vem o senador Reguffe, com 10,6%, o senador Izalci Lucas (PSDB), com 7,1% e o ex-deputado federal Geraldo Magela, com 6%.

Distritais

A pesquisa também procurou saber qual é a intenção de voto em relação aos candidatos distratais para o ano que vem. O mais cotado para pleito é o deputado Chico Vigilante, que teve 2,2% de intenção de voto; em seguida vem Rafael Prudente, com 1,1%; e Reginaldo Veras (PDT), com 1%.

Professor Jordenes se encontra bem colocado entre os possíveis candidatos a deputado distrital

Uma grande novidade na pesquisa é a presença do Professor Jordenes, líder comunitário de Planaltina, que mesmo não sendo distrital, aparece mais bem colocado do que muitos deputados eleitos. Jordenes teve 0,3% de intenção de voto igual à de distritais já consagrados, como a deputada distrital Júlia Lucy (Novo), que figura na pesquisa com também 0,3% e o distrital Guarda Jânio que também está com 0,3%.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui