No Dia do Servidor, funcionalismo do GDF ganha plano de saúde

Benefício pode chegar a 500 mil pessoas, entre funcionários e dependentes; inativos e pensionistas também poderão aderir

O anúncio do benefício foi feito pelo governador Ibaneis Rocha nesta manhã (28) em cerimônia no Palácio do Buriti; 170 mil funcionários (efetivos, comissionados, ativos, inativos) e os 330 mil dependentes deverão ser contemplados

Por Redação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) anunciou o plano de saúde para os servidores públicos do Governo do DF (GDF). O anúncio, feito na manhã desta quarta-feira, 28, em cerimônia solene no Palácio do Buriti, foi feito em razão da data de hoje, quando se comemora o Dia do Servidor. A ideia de implementação de um plano de saúde aos servidores é uma proposta antiga dos governadores, mas que nunca fora concretizada. Na decisão de hoje, Ibaneis quebra essa tradição é anuncia os moldes de operacionalização do benefício, o cronograma de adesão e o edital de chamamento público para o cadastro dos prestadores de serviço.

“Vamos tirar uma boa parcela da população dos hospitais públicos, e o reflexo disso virá com mais qualidade em saúde para todos. Desafogar a rede pública de saúde”, afirmou Ibaneis. O governador também destacou que valorizar o servidor público é uma forma de reconhecer o trabalho prestado pela categoria durante a pandemia de covid-19, momento crítico em que muitos servidores se expuseram ao risco de serem contaminados pelo coronavírus, para manter a sociedade funcionando, foi o caso de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, e outros.

“A máquina não parou na pandemia, tocamos obras, investimos na qualidade de vida da população e isto tudo só foi possível com a ajuda dos servidores. O plano de saúde é um compromisso assumido e cumprido por nós, e é muito mais que merecido por todos”, reconheceu o governador.

Nos moldes em que o plano foi constituído ficou estabelecido que ele vai funcionar nas modalidades atendimento ambulatorial e hospitalar com obstetrícia. As mensalidades de cada usuário será descontada em folha de pagamento, sendo que o titular tem desconto de 4%, e, em caso de dependentes, de 1% por familiar. O plano se estende a filhos com idade até 21 anos e aos cônjuges.

“Já vai nascer grande. Fizemos um cadastramento prévio e mais de 41 mil servidores manifestaram interesse. Vamos abrir as adesões a partir da próxima semana, e assim que efetivado, em 30 dias, os serviços estarão disponíveis. O GDF, por sua vez, vai entrar com um aporte mínimo de 1,5% do total da folha de pagamentos”, explica o presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Distrito Federal (Inas), Ney Ferraz Jr..

A expectativa é que, por ano, o GDF arrecade cerca de R$ 216 milhões, em valores absolutos, com a prestação do serviço. O plano deve alcançar cerca de 500 mil vidas, contemplando cerca de 170 mil funcionários (efetivos, comissionados, ativos, inativos) e os 330 mil restantes, dependentes.

Apoio

A proposta de oferta do benefício saúde será coordenada pelo Banco de Brasília (BRB). O presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, que também participou da cerimônia de anúncio do plano, disse que o BRB terá a função de facilitar a concessão do benefício. “Os servidores são os principais clientes do BRB e, com ações como essa, estamos estimulando a geração de emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do DF”, ressalta Costa.

“Os servidores são os principais clientes do BRB e, com ações como essa, estamos estimulando a geração de emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do DF”, disse

Participação especial

Representando o segmento dos funcionários da educação pública do DF, o professor Jordenes, que foi convidado pelo Presidente do Instituto de Assistência a Saúde do Servidor (INAS), Ney Ferraz. Para Jordenes o plano de saúde para o servidor é uma forma de dar dignidade ao funcionalismo do DF, que há anos reivindicava o benefício.

O Presidente do Instituto de Assistência a Saúde do Servidor (INAS), Ney Ferraz, e o Professor Jordenes durante o lançamento do plano de saúde dos servidores

Cronograma para adesão no plano de saúde por meio do site do Inas no endereço www.inas.df.gov.br:

1) 3/11/2020 – Secretaria da Saúde
2) 1º/12/2020 – Secretaria de Educação
3) 4/1/2021 – Demais órgãos e convênios

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui