MIRANTE DA TORRE DE TV | BRB revitaliza Torre de TV que deve ser reaberta ao público nos próximos dias

BRB prepara reabertura do Mirante da Torre de TV

O banco também está reformando a Fonte Luminosa e Feira da Torre

Por Redação

A Torre de TV, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Distrito Federal, deve voltar a receber público a qualquer momento. Isso pelo fato de que o processo de revitalização do espaço está prestes a ser concluído pelo Banco de Brasília (BRB). Em outubro do ano passado, o BRB ganhou, através de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), o direito de administrar a região que compreende a área da Torre. Pelo prazo de 20 anos, o banco será responsável por manter e administrar não só a Torre, mas também a fonte luminosa e a Feira da Torre. O acordo de concessão do espaço foi assinado entre as secretarias de Turismo (Setur) e de Projetos Especiais (Sepe) e a Novacap.

A Torre de TV deve estar aberta para visitação já no próximo dia 1º de outubro. A visita á gratuita e, em razão da pandemia, neste primeiro momento, só será permitida a entrada de quatro pessoas, por vez, no mirante. O horário de funcionamento é de quinta a domingo, das 12h às 18h.

A fonte luminosa também passou por manutenção e deve entrar em funcionamento dias antes do Natal. A proposta é de mantê-la em funcionamento diariamente, entre as 19h e às 21 horas.

“O BRB tem orgulho de fazer parte da recuperação e reocupação da Torre de TV, um dos principais cartões-postais e pontos turísticos de Brasília”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Ele lembra ainda que a intenção do banco é de fazer um “corredor cultural” que ligue a Rodoviária do Plano à Torre de TV. “Tudo será redesenhado. Trata-se de um corredor cultural que vai da Rodoviária até a Feira da Torre de TV. Do ponto de vista de iluminação, paisagismo e disponibilização de Wi-Fi, se a gente considerar que ali vai ser um grande boulevard ao ar livre, e é isso o que queremos devolver para o cidadão de Brasília.”

Esta é a primeira etapa de revitalização do espaço, segundo explica o presidente do banco. As obras devem continuar num segundo momento – previsto para o primeiro semestre de 2021 – quando será construído um museu digital e terminado as obras de uma segunda fonte luminosa. O BRB prevê que A conclusão de todo o projeto está programada para setembro de 2021, com a entrega também da segunda fase do novo jardim.

“O compromisso e a generosidade do BRB com a população de Brasília, permitem que a Torre de TV seja totalmente revitalizada para que este símbolo da Capital volte a servir como a atração turística mais visitada da nossa bela cidade”, diz a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

A visitação à Torre de TV estava proibida há anos. O monumento é histórico e foi erguido em 1967, com base no projeto do arquiteto e urbanista Lucio Costa. A Torre de TV teve como inspiração a Torre Eiffel, de Paris, na França.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui