Imunização de garis contra a covid-19 no DF começa nesta quarta-feira (23)

Garis começam a ser vacinados nesta quarta-feira (23)

A previsão é de que sejam vacinados 100 garis por dia; hoje também começa o agendamento para vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidade

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começa, nesta quarta-feira (23/6), a vacinação contra a covid-19 dos garis que trabalham nas três empresas que prestam serviço para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Segundo a pasta, serão vacinados, por dia, cerca de 100 garis.

O posto de vacinação para a categoria é o estacionamento 13, no Parque da Cidade, entre 9h e 15h.

“Como representantes dos trabalhadores estamos orgulhosos dessa conquista que significa mais segurança e tranquilidade para o nosso trabalhador que é exposto diariamente aos riscos de contaminação. Seguiremos acompanhando todo o processo para que ocorra da melhor maneira possível”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana do DF, José Cláudio.

São inicialmente 300 doses por dia para atender aos trabalhadores das três empresas que fazem o serviço de limpeza no DF

A categoria reivindica há meses pela vacinação, já que eles, assim como os profissionais da segurança pública e da saúde, também não pararam de trabalhar. A SES-DF já tinha vacinado os garis que trabalham no recolhimento do lixo hospitalar, mas o restante da categoria ainda se encontrava desprotegida da cobertura vacinal.

Hoje também começa o agendamento para grávidas e puérperas (mães de recém-nascidos). Para agendar, é preciso que, antes, tenha sido feito o cadastramento, que também pode ser feito no site da Secretaria. Vale ressaltar que, no momento, a vacinação não ocorre em lactantes sem comorbidades.

Conforme a SES-DF, na última semana, o DF bateu dois recordes na campanha de vacinação contra a covid-19 na segunda e sexta-feira. Foram aplicadas, entre segunda-feira passada (14) e o último domingo (20), quase 129 mil primeiras doses no DF.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui