Ibaneis Rocha inaugura CIL em Planaltina

A nova unidade começou a ser construído na gestão do governador e terá capacidade para atender até 3.500 estudantes; ‘Estou muito alegre, sei da necessidade da população’, disse o governador

Por redação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou ontem (6) a nova unidade do Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Planaltina. A nova unidade começou a ser construída logo no início do governo Ibaneis e foi concluída neste mês. Com capacidade para de 700 para 3.500 alunos, o espaço é totalmente voltado ao ensino de idiomas. Por enquanto, os CILs não vão retornar de forma presencial, por isso, os estudantes, devido à pandemia de covid-19, estão acompanhando as aulas de forma remota. Ainda não há previsão para o retorno das atividades nos centros.

Durante a construção, a obra gerou 25 empregos diretos e mais 75 indiretos, todos foram contratados em Planaltina o que movimento a economia local

Planaltina já tinha uma unidade do CIL, mas era improvisada no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 8. Agora com a nova unidade, o espaço passa ser específico a esse tipo de estudo e o espaço começa a funcionar em uma área de 850 m² bem no centro da cidade, no Setor Educacional, Lote C, na Praça do Estudante. Sua estrutura conta com 12 salas de aula, com 23 m² cada; um bloco administrativo; e um bloco externo de banheiros para os estudantes, com acessibilidade.

“Estamos aqui inaugurando o CIL e anunciando a obra de um auditório. Estou muito alegre, sei da necessidade da população e aqui nesta unidade vamos sair de 700 para 3.500 alunos atendidos”, disse Ibaneis ao discursar no momento da inauguração.

A obra foi construída através de emenda parlamentar do distrital Cláudio Abrantes (PDT), cuja base eleitoral é em Planaltina. Segundo informações do Governo do DF (GDF), a obra não só trouxe mais qualidade de vida aos moradores, como também gerou emprego e renda durante sua construção. Isso porque tanto a empresa contratada para executar o empreendimento, quanto os funcionários – diretos e indiretos – que também foram contratados em Planaltina. “Gerou 25 empregos diretos e mais 75 indiretos”, informa o governo.

Só o auditório do CIL já mostra a dimensão do espaço. Ele terá capacidade para 130 lugares e será construído no lugar de um depósito onde depois servirá para receber eventos, programas e projetos da comunidade escolar.

“Isso vai dar ainda mais oportunidade a essas crianças de se inserirem no mercado de trabalho, de se qualificarem para as universidades. É um projeto de futuro realmente”, ressaltou Ibaneis Rocha.

Os alunos que estudam na região administrativa de Sobradinho, por ser vizinha de Planaltina, poderão fazer o remanejamento para a nova unidade, segundo o GDF.

Em todo o DF, há mais de 17 unidades do CIL. Juntas, elas oferecem, de forma gratuita, estudos de línguas inglesa, espanhola, francesa, japonesa e alemão. Atualmente são mais de 48 mil estudantes matriculados nesses centros. Além dos estudantes regulares, os CILs também ofertam vagas remanescentes à toda comunidade.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui