Ibaneis inaugura UPA em Ceilândia

GDF inaugura UPA na região da Expansão do Setor O, em Ceilândia

A unidade, que fica na Expansão do Setor O, tem capacidade para atender 5 mil pessoas por mês

Por Cláudio Ulhoa

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, nesta manhã (24/9), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Expansão do Setor O, em Ceilândia. A unidade, que já começou a funcionar, possui toda estrutura de uma UPA, com atendimento para casos emergenciais 24h por dia.

A nova unidade 1,2 mil metros quadrados e possui dois leitos de atendimento crítico emergencial na Sala Vermelha, além de seis leitos de observação, um leito de isolamento na Sala Amarela e 10 poltronas de medicação/inalação e reidratação na Sala Verde. Há ainda três consultórios médicos e uma sala para classificação de risco.

“Junto às outras seis UPAs, vamos atender cerca de 35 mil pessoas no Distrito Federal. Ficamos um ano e meio com hospitais concentrados no atendimento à covid-19. Agora, chegou a hora de fazer com que as coisas continuem funcionando na saúde e que tudo funcione no menor prazo possível”, ressaltou Ibaneis.

A UPA também vai oferecer exames laboratoriais de urgência, eletrocardiograma e realizar procedimentos de raios-X. Ela também atenderá casos de urgência e emergência de clínica médica, como pressão e febre alta; sintomas respiratórios, como falta de ar; desmaio; convulsão, diarreia aguda; infecção do trato urinário; dor abdominal de moderada a aguda e complicações cardiológicas e neurológicas, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Estamos todos unidos, governos local e federal, para fazer cada vez mais entregas para a comunidade, para cuidar das pessoas, para manter as equipes trabalhando de forma empenhada, para que a gente possa ter nossas unidades de saúde com qualidade que é o que a população precisa”, destacou o governador.

Ao todo são 146 médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros colaboradores. Eles foram convocados em 1 de setembro e passaram por treinamento teórico e prático.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Expansão do Setor O, QNO 21, Área D.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui