I Seminário Detran-DF: Alterações do Código de Trânsito Brasileiro acontece no próximo dia (12)

Detran realiza seminário sobre alterações do Código de Trânsito Brasileiro

Com o objetivo de esclarecer a população sobre as mudanças no CTB, o seminário terá a participação de especialistas em trânsito e mesa de debates

Por Redação

No próximo dia 12 de novembro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realiza o I Seminário Detran-DF: Alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  O intuito do seminário é discutir assuntos relacionados à recém-sancionada lei do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre CTB. O evento será aberto ao público, porém, em razão da pandemia, as vagas são limitadas. Está marcado para ocorrer das 8h às 17h, no auditório Castelo Branco do Colégio Militar de Brasília.

A mudança no CTB foi uma iniciativa do governo Bolsonaro que encaminhou à Câmara dos Deputados um projeto de lei (nº 3.267/2019) em junho do ano passado pedindo a alteração do código. O que ocorreu, ficando assim estabelecido que a partir de agora está previsto a ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a flexibilização na pontuação para suspensão do documento.

Evento gratuito e aberto à comunidade acontecerá no dia 12 de novembro, no auditório do Colégio Militar de Brasília

“Sabemos que o trânsito faz parte do cotidiano de toda a população e que qualquer alteração nas regras que o regem gera impactos na vida da sociedade”, lembra o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia. “Por isso, queremos que a população tenha a oportunidade de ampliar o debate e entender como as recentes alterações do Código vão influenciar no seu dia a dia”, complementa o diretor.

O Seminário contará com a presença de especialistas que ministrarão palestras sobre o novo CTB. Haverá também entrega de kits e um debate em formato de mesa redonda. Na ocasião, os participantes poderão fazer perguntas.

Primeiro, para participar é preciso se inscrever através do link  https://www.even3.com.br/seminariodetrandf2020/. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até dia 10 de novembro.

Programação

8h: credenciamento e entrega de material

9h: abertura com presença de autoridades

9h às 12h: palestras Alterações no Código de Trânsito Brasileiro

14h às 16h30: debate (mesa-redonda)

16h30 às 17h: encerramento e entrega de certificados

Veja abaixo algumas mudanças do CTB:

  • A lei concede mais prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passando a dez anos para motoristas com menos de 50 anos de idade. Para condutores entre 50 e 70 anos, o prazo será de cinco anos. E quem tem 70 anos ou mais deve observar o período de três anos de validade. Atualmente, a renovação deve ser feita a cada cinco anos e a cada três anos para condutores com mais de 65 anos.
  • Prevê também que, em casos de lesão corporal e homicídio causados por motorista embriagado, mesmo que sem intenção, a pena de reclusão não pode mais ser substituída por outra mais branda, restritiva de direitos.
  • Foi alterado também o sistema de pontuação para suspensão da CNH, que passa a ser gradativo: 40 pontos para quem não tiver cometido infração gravíssima; 30 pontos para quem tiver cometido uma infração gravíssima; e 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo. Para os profissionais do volante, a penalidade será imposta quando o infrator atingir 40 pontos. (Fonte: Senado Federal)

Fonte Blog do Ulhoa

1 COMENTÁRIO

  1. Detran df nao tem que fazer seminario neum ele tem que arca com as resposabilidades deles Atender a populacao fica se escondedo atraz da covid muitos trabalhadores trabalhando normal andando de trasporte publico lotado e nao morreu ninguem ..Detran Df os cara quer e ser policis nas blitz com algemas e pistola ..tomara que os bandidos tome deles…deixa a populacao sem documento dos veiculos quer dar documentos virtual e se a pessoa nao tiver credido …..como mostra isso em uma bliz ..deveria o detran ter um computador no veicula que acusa se o veiculo ta pago ou nao ..que nao precisa para..tudo do Detran e caro o servico e pessimo .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui