Governador decreta fim do toque de recolher

Novo decreto libera circulação noturna e autoriza comércio a funcionar no período noturno, mas shows seguem proibidos

Por Cláudio Ulhoa

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), baixou o decreto nº 42.473/21, já publicado no Diário Oficial do DF, que estabelece o fim do toque de recolher noturno – que vigorava de 0h às 5h – e a suspensão da proibição da venda de bebida alcoólica após meia-noite. As medidas entram em vigor na próxima quarta-feira (8/7).

As medidas restritivas foram adotadas para conter o avanço da pandemia de covid-19, porém, com o aumento do número de pessoas vacinadas, essas medidas aos poucos começam a ser flexibilizadas. No caso deste novo decreto, fica também determinado que não haja mais limite de funcionamento para estabelecimentos comerciais.

“Assim, a partir de agora, lojas do comércio de rua, shopping centers, salões de beleza, academias de esporte, agências de viagens, bares, restaurantes e clubes recreativos podem funcionar segundo o horário estabelecido nos alvarás de funcionamento de cada estabelecimento”, estabelece o decreto.

Também está autorizada a realização de eventos, como batizados, casamentos e aniversários realizados em casa de festas. O mesmo acontece com eventos cívicos, corporativos e gastronômicos que não precisam mais acabar à meia-noite.

Só está proibida a realização de eventos musicais em bares e restaurantes. Os estabelecimentos ainda devem continuar mantendo com rigor as medidas sanitárias de prevenção à covid-19, como uso obrigatório de máscaras faciais, higienização dos ambientes e distanciamento social.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui