- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
Goiás e EntornoEstado entrega 740 máquinas aos municípios

Estado entrega 740 máquinas aos municípios

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), já repassou 740 máquinas a 240 municípios nos últimos três anos. Criado em 2019, o Mecaniza Campo vem proporcionando às prefeituras condições para manter estradas vicinais e realizar outros serviços importantes, principalmente aos produtores goianos.

O programa já contabiliza R$ 162,2 milhões investidos na aquisição de caminhões basculantes, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, tratores, motoniveladoras, grades aradoras, plainas e outras máquinas. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares e repassados pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com contrapartida do Governo de Goiás.

O governador Ronaldo Caiado destaca o trabalho conjunto da bancada federal goiana em benefício dos municípios do Estado. “Nossa bancada sempre foi muito unida e sempre trabalhou com o único objetivo de fazer com que a verba viesse em maior volume, dando condições a prefeitos e prefeitas de superar as dificuldades e atender as demandas locais”, pontua ele, que participou da destinação de recursos quando exerceu mandato de senador.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, lembra que o investimento em infraestrutura ajuda a fomentar o trabalho de agricultores, especialmente de pequeno porte. “A conservação das estradas vicinais melhora a logística de escoamento da produção e traz dignidade ao homem do campo, porque dá a ele condições de produzir mais e incrementar sua renda”, explica. A entrega mais recente ocorreu em 18 de fevereiro, quando representantes de 36 prefeituras receberam as chaves de 30 caminhões coletores de lixo e oito retroescavadeiras. Novas entregas estão previstas para este ano, dentro das ações do Mecaniza Campo.

Titular da Sudeco, Nelson Vieira Fraga Filho ressalta que o papel do órgão é ajudar governos e parlamentares a fazer com que os recursos cheguem aos municípios para melhorar a qualidade de vida da população. Fraga Filho cita que “de todos os recursos contratados pela Sudeco entre 2011 e 2021, 60% foram contratados nos últimos três anos”. Para atingir este resultado, diz ele, foi fundamental “o apoio, a parceria, a cumplicidade e o comprometimento” da bancada goiana, do Governo de Goiás e das prefeituras.

Importância

A Prefeitura de Teresina de Goiás, no Nordeste goiano, recebeu duas retroescavadeiras em 2020 e um caminhão basculante em 2021, por meio do programa Mecaniza Campo. De acordo com o prefeito Kleverton Barbosa de Mello, o Mano, sem as máquinas, seria muito difícil socorrer a população do município, que ainda sofre com as consequências das chuvas. “Hoje mesmo o caminhão está na zona rural, fazendo cascalhamento”, disse ele, na última terça-feira (22/02). Mano lembrou que uma das retroescavadeiras foi utilizada nos trabalhos emergenciais da erosão da GO-118, em dezembro.

Prefeito de Rialma, no Vale do São Patrício, Fred Vidigal assinou os termos de cessão de uso de uma retroescavadeira e um caminhão basculante em 2019 e mais uma retroescavadeira em 2022. “Quem ganha é a nossa comunidade, em especial a comunidade que trabalha para o desenvolvimento do Estado e do País”, pontua.

Resgate de recursos

A deputada federal Flávia Morais lembra a importância do trabalho da bancada federal goiana — tanto na legislatura anterior, como na atual — para destinar recursos aos municípios e destaca a participação de Caiado no processo. “O governador foi o grande responsável para que não perdêssemos essa emenda, principalmente a de 2018. Uma emenda que no fim do último mandato teve uma lacuna, a falta de uma assinatura, que acarretaria a perda dos recursos. Essa questão foi judicializada, e foi com a força do governador junto ao Supremo que conseguimos liberá-la”, comenta a parlamentar.

O programa Mecaniza Campo, explica o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos, é voltado principalmente para o apoio às atividades da agricultura familiar. “A aquisição dos bens é feita pela Secretaria de Agricultura, por meio de pregão eletrônico, e os itens são repassados aos municípios mediante assinatura de termo de cessão de uso, dentro dos princípios legais e com total transparência”, detalha.

“Ao receber o maquinário por meio do programa, a prefeitura economiza tempo, dinheiro e recursos humanos. A contrapartida financeira é dada pelo Governo de Goiás, que também faz a prestação de contas dos recursos aplicados”, completa a gerente de Infraestrutura Rural, Claudia Abrão Nogueira.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Fonte: Portal Goiás

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo