GDF oficializa datas para retorno de atividades comerciais e escolares

Autorizada a reabertura de escolas, academias, salões, bares e restaurantes no DF

Salões de beleza e academias de ginástica voltam primeiro, no dia 7 de julho; as escolas públicas só voltam às aulas 3 de agosto, as creches continuam suspensas

Por Redação

Agora é oficial. O Governo do Distrito Federal (GDF) acaba de anunciar as datas da reabertura de escolas, segmentos comerciais, como bares e restaurantes, e também de academias de ginástica. A reabertura já vinha sendo especulada na imprensa local, e as datas são praticamente as mesmas. Primeiro volta os salões de beleza e academias, no dia 7 de julho. Depois os bares e restaurante (porém fica proibido oferecer música ao vivo) no dia 15 de julho. Em seguida, as escolas e universidades particulares (27 de julho) e, por fim, as escolas públicas (3 de agosto). O horário de funcionamento ainda vai ser estabelecido via regulamento.

As escolas, por ter a natureza de aglomerar pessoas, vão voltar às atividades por etapas. Começará com os alunos mais velhos, do ensino médio e depois passará às séries anteriores, do fundamental ao infantil. As creches seguem impedidas de funcionar em razão de medida judicial, portanto, não há por enquanto data prevista para o retorno das atividades.

Também no caso específico das escolas, o governo diz que irá adotar algumas medidas para garantir segurança aos alunos com a volta às aulas. Entre essas iniciativas está a distribuição de garrafas d’água (duas unidades por estudante) e o estabelecimento de um rigoroso procedimento de higiene dos alimentos servidos. “A merenda também será adaptada às necessidades de higiene para o momento”, diz o GDF. Haverá também a distribuição de máscaras aos alunos e funcionários.

Os professores estão sendo instruídos a trabalhar com os alunos assuntos relacionados à covid-19. Outra medida que o governo diz que está sendo tomada é a testagem em servidores da Secretaria de Educação, bem como a instalação de tapetes higienizadores nas escolas.

Mesmo com liberação as medidas de segurança e preventivas contra a covid-19 devem ser mantidas. Ações como manter a distância mínima de dois metros entre as pessoas, utilizar de equipamentos de proteção individual (máscaras, por exemplo), e organizar uma escala de revezamento de dia ou horário de trabalho entre os empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço nos comércios do DF, são algumas das medidas que ainda precisam ser adotadas para não correr o risco de ser penalizado por descumprimento.

Lembrando que pessoas ou empresas que descumprirem as medidas previstas no decreto estão sujeitas a multa, interdição total ou parcial do estabelecimento e até a suspensão do alvará de funcionamento.

UBS

Desde segunda-feira (29) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no DF estão realizando testes de covid-19. Ao todo são 172 unidades aptas a prestar tal serviço. Porém, a determinação da Secretaria de Saúde e para que os testes sejam realizados apenas em pacientes com sintomas da doença, como tosse, febre, coriza, dor de garganta, cansaço e falta de ar há, pelo menos, oito dias.

Testagens nas UBSs são destinadas a pessoas com sintomas de Covid-19

“Ao chegar na UBS, o paciente é acolhido e avaliado por profissionais de enfermagem e poderá ser encaminhado para testagem na própria unidade, a depender da avaliação”, diz a pasta.

Para saber o endereço de uma UBS próxima de você clique aqui.

Atividades que ainda estão suspensas no DF:

  • A realização de eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público;
  • Os eventos esportivos no Distrito Federal, inclusive campeonatos de qualquer modalidade
    Esportiva;
  • As atividades coletivas de cinema, teatro e culturais, de qualquer natureza, exceto quando ocorrer em estacionamentos, desde que as pessoas permaneçam dentro de seus veículos, devendo ser observada a distância mínima de dois metros entre cada veículo estacionado;
  • O funcionamento de boates e casas noturnas.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui