GDF inaugura canal de irrigação em núcleo rural de Planaltina

O canal vai levar água a 100 famílias que vivem no Núcleo Rural Santos Dumont; obra era aguarda desde 2017, quando ocorreu a crise hídrica no DF

Por Redação

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu a obra de reconstrução do canal de irrigação no Núcleo Rural Santos Dumont, em Planaltina. Uma comitiva de representantes do governo, liderada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), esteve no local para da obra para inaugurá-la. O projeto era aguardo pela população local – cerca de 100 famílias – desde 2017, quando ocorreu a crise hídrica no DF.

A obra tem a finalidade de garantir qualidade de vida aos moradores da região e também de garantir segurança alimentar às famílias. Uma das beneficiadas é a produtora rural, Flávia Kikuchi, que vê no empreendimento uma forma de melhorar sua produção. “Essa obra trouxe segurança e perspectiva de alegria de um sonho que era aguardado há 30 anos pelos moradores e agora se realizou.” Outro objetivo é o de auxiliar a produção agrícola praticada no Núcleo.

Governo inaugura obras para atender 100 produtores de hortaliças que abastecem todo o DF

Ao todo foram utilizados 17 mil metros de tubulações para construir o canal. A obra foi realizada e coordenada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O canal existe desde 1984, mas começou só começou a funcionar em 1989. Localizado paralelo à rua principal do núcleo rural e, ele tem oito ramais – todos estavam danificados.

“Esse canal foi construído para evitar que a gente tem uma nova crise hídrica e possa manter também a produção. Essa região de Planaltina é muito importante e, junto de Brazlândia, é onde temos a maior produção de hortaliças que abastece o Distrito Federal”, disse Ibaneis, que fez questão de estar presente na inauguração da obra.
A obra também deve contribuir para diminuição da perda de água na região, porque foram utilizados tubos de polietileno de alta densidade, capazes de eliminar em 50% as perdas de água por infiltração no leito do canal. O canal também deve abastecer uma parcela de moradores da região administrativa de Sobradinho.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui