
Usuários do espaço aprovaram a iniciativa que já é realidade em outros 38 pontos do DF; ‘democratizar o acesso das pessoas carentes e necessitadas à internet. A comunidade da região só tem a agradecer a essa gestão’, diz o administrador de Planaltina
Por Redação
A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (Secti-DF) implantou o projeto Wi-Fi Social no Terminal Rodoviário de Planaltina. A iniciativa já existe em 38 pontos no DF e contabilizou mais de 25 milhões de acessos. O projeto permite que a população tenha acesso à internet de forma gratuita. O serviço não tem nenhum custo para o governo, já que as próprias empresas podem explorar modalidades de publicidade digital quando aparelhos se conectam às suas redes.
Em entrevista à Agência Brasília, diversos usuários do Terminal de Planaltina comentaram sobre a implantação do projeto e destacaram sua eficácia. Foi o caso de Izabel Alves, 54, que das vantagens da iniciativa no dia a dia dos usuários de transporte público. “Para quem não tem condições financeiras, como eu, essa internet de graça é muito importante. Além de me comunicar com as pessoas, também posso resolver problemas que eu não conseguia antes”, relatou Alves.
O relato da usuária vai ao encontro da proposta da Secti-DF que é de ampliar para 150 o número de pontos de Wi-Fi Social. De acordo com o titular da pasta, Gilvan Máximo, além do terminal, cerca de 500 ônibus do transporte público também estão com ponto de internet gratuita. “A internet já funciona em mais de 500 ônibus, com o objetivo de levar a conexão gratuita em 2.500 veículos. Queremos promover uma verdadeira revolução tecnológica em Brasília”, disse.

Outro usuário que também aprovou o projeto foi o cobrador de ônibus, André Santos, 45, que ressaltou o fato de que internet hoje em dia é um serviço público. “Passamos muito tempo na rodoviária. Apesar de ser corrido, quando temos um tempinho podemos mandar mensagens para familiares e amigos, assim como acessar sites de notícias para ficarmos bem informados”, comentou.
O deputado distrital Cláudio Abrantes, cuja base eleitoral é Planaltina, destaca que o governo de Ibaneis Rocha (MDB), nos últimos meses, realizou inúmeras obras na região, como a construção de uma como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Básica de Saúde (UBS); a cobertura de cinco quadras esportivas de escolas, infraestrutura e iluminação, entre outros.
Já para o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, políticas públicas como o acesso gratuito a uma ferramenta tecnológica, como internet, é uma prova de que o governo busca “democratizar o acesso das pessoas carentes e necessitadas à internet. A comunidade da região só tem a agradecer a essa gestão”.
Como acessar
Para usar o ponto de Wi-Fi Social, seja no terminal ou nos ônibus, primeiro é preciso fazer um cadastro com nome, e-mail, número de celular e CPF. Depois o acesso passa se feito por meio de login.
Fonte Blog do Ulhoa