GDF conclui reforma do CEF 1 em Vila Planalto

Vila Planalto volta a ter uma escola pública e agora nova

Após ser demolido em 2013, o prédio foi reconstruído e já está pronto para ser utilizado, o que deve beneficiar mais de 350 alunos da região; o novo prédio possui arquitetura moderna, com destaque para implantação de equipamentos de acessibilidade à pessoa com deficiência

Por Ricardo Ulivestro

Após ter sido demolido em 2013, o prédio onde funcionava o Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF), em Vila Planalto, que começou a ser reerguido pela atual gestão do Governo do Distrito Federal (GDF), acaba de ser concluído. Ao todo, foram investidos mais de R$ 7 milhões na obra, e gerou emprego na região, cerca de 200 postos de trabalho foram criados durante a construção. O novo prédio é totalmente voltado aos padrões arquitetônicos modernos, e tem capacidade para receber mais de 350 estudantes.

De acordo com o secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, a entrega do novo CEF 1 à população faz parte do cronograma de obras que o governo estabeleceu para serem entregues ainda neste ano. Para ele, não só governo comemora a conclusão da obra, como também a população, deixará de ter que estudar no Centro de Ensino Fundamental da 315 Sul, para onde tinham sido remanejados durante reconstrução do prédio.

“É com orgulho que chegamos à reta final da obra. É um resgate histórico para a Secretaria de Educação e, sobretudo, para a comunidade, que vê atendida uma de suas mais antigas reivindicações. Tivemos um ano difícil, por força do isolamento social, mas as obras continuam. Quando nossos professores e estudantes retornarem às salas de aula, irão encontrar uma infraestrutura muito melhor e, sem dúvida, este é um aspecto que também contribui para o rendimento escolar”, ressalta Cruz.

O novo prédio do CEF 1, é composto por sala de música, laboratórios de ciências, informática, auditório, biblioteca e quadra poliesportiva. Ao todo, são 12 salas de aula, com capacidade para 30 e 33 alunos cada.

“O CEF 1 da Vila Planalto era a única escola pública da vila. Há quase 10 anos as crianças se deslocam para outras localidades para estudar. Sua reconstrução é um resgate da história e da dignidade da comunidade, que volta a contar com o equipamento de educação que atenderá as crianças da vila e suas famílias”, salienta a administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

Outro destaque da construção do novo prédio é com relação a sua estrutura no que tange às normas de acessibilidade. O prédio é totalmente acessível à pessoa com deficiência. Ele possui piso tátil, rampas de acesso, bebedouros e banheiros separados. Além disso, as pias e maçanetas dos banheiros foram planejadas conforme a mobilidade de quem precisa de condições especiais.

Todo sistema de captação e distribuição no prédio é autossustentável, permitindo reutilizar cerca de 800 mil litros de água. Ainda há estacionamento com capacidade para 35 vagas.

O CEF 1 entra em atividade assim que as aulas presenciais voltarem na rede pública.

Fonte: News Black

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui