GDF chama população a se vacinar contra o sarampo

Secretaria da Saúde do DF alerta a população para se vacinar contra o sarampo

Governo registrou, neste ano, uma alta no número de casos da doença em comparação com 2020; público-alvo da campanha da vacinação são crianças a partir de 1 ano

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) tem divulgado campanhas publicitárias para alertar sobre a importância de se vacinar contra o sarampo. O público-alvo da vacina, são crianças a partir de 1 ano, deve procurar Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximo de sua casa, munido de cartão de vacina, e fazer a imunização.

Segundo a pasta, o alerta foi feito em razão da suspeita de um leve aumento de casos neste ano, se comparado com 2020. Conforme a SES-DF, em 2020 ocorreram 41 casos de sarampo notificados e cinco confirmados, já em 2021, até 3 de julho, foram notificados oito casos, mas nenhum foi confirmado.

“Ao longo da história diversas doenças dizimaram populações, doenças que hoje não ouvimos mais falar, como sarampo, difteria e a poliomielite. Mas, outras que seguem endêmicas no Brasil, como a meningite, a coqueluche, a hepatite e a tuberculose, todas essas ainda apresentam casos pelo mundo”, diz a pasta, em nota.

O intuito do governo é vacinar 95% da população-alvo. Dados da SES-DF mostram que, no ano passado, de janeiro a dezembro, a cobertura vacinal foi de 82,5%. Já em 2021, de janeiro a abril, a vacina contra sarampo alcançou 88,3% de cobertura, número maior que o do ano passado, que no mesmo período registrou 63,7%.

O sarampo é um vírus que pode atingir as vias respiratórias, causando diarreia e infecções no encéfalo, infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Seus principais sintomas são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui