Blog do Ulhoa https://blogdoulhoa.com.br Portal de notícia Fri, 10 Jul 2020 20:27:46 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.2 139692127 Secretário de Saúde do DF é exonerado https://blogdoulhoa.com.br/secretario-de-saude-do-df-e-exonerado/ https://blogdoulhoa.com.br/secretario-de-saude-do-df-e-exonerado/#respond Fri, 10 Jul 2020 20:27:46 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26101 O ex-secretário e pediatra Ricardo Tavares teria sido demitido após desentendimentos dentro da pasta; em seu lugar deve assumir o médico Olavo Muller

Por Redação

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Ricardo Tavares foi exonerado nesta sexta-feira, 10, conforme mostra o Diário Oficial do DF (DODF). De acordo com a publicação, Tavares será substituído por Olavo Medeiros Muller, que é médico. Tavares também é médico, pediatra, e estava na pasta desde janeiro deste ano. Seu nome, na ocasião, foi escolhido em razão de sua formação acadêmica e de suas qualificações técnicas. Foi ele um dos responsáveis pela fundação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um dos criadores da Central de Regulação da SES/DF.

Conforme o que fora divulgado na imprensa local, Tavares foi exonerado após ter haver “desentendimento” dentro da Secretaria. A pasta tem ganhado importância e atenção exclusiva da mídia por ser a responsável pelo combate e controle da pandemia de covid-19.

Em entrevista à imprensa, o Tavares chegou a dizer que o pico da pandemia seria em abril, mas isso não aconteceu porque o aumento de casos e mortes começou a ocorrer em junho. Atualmente, o DF tem 754 mortes confirmadas pelo novo coronavírus e 65.677 contaminados.

UTI

Uma parceria entre o setor privado DF e o governo local possibilitará a disponibilidade de 35 leitos de UTI para pacientes com covid-19 que estejam em situação grave da doença em hospitais da rede pública. A medida foi anunciada pelo próprio GDF que confirmou o acordo e garantiu que a Secretaria de Saúde vai ficar responsável por iniciar um processo de contratação de serviço de auditoria de contas médicas, para dar maior celeridade ao processo.

Os leitos de UTI estão disponíveis nos seguintes hospitais: São Mateus (10), Grupo Santa (10), Daher (5), Santa Marta, por meio do Hospital Anna Nery (4), São Francisco (2), Rede Impar (2) e Rede D’Or (2).

“O sistema público quanto o privado estão se unindo para ajudar o Distrito Federal no enfrentamento ao coronavírus. Esse é o momento de juntar esforços e cooperamos para combater a pandemia e garantir um atendimento digno à população”, explica o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo.

Fonte Blog do Ulhoa

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/secretario-de-saude-do-df-e-exonerado/feed/ 0 26101
Caiado sanciona GoiásTec e assegura Ensino Médio de qualidade a todos os goianos https://blogdoulhoa.com.br/caiado-sanciona-goiastec-e-assegura-ensino-medio-de-qualidade-a-todos-os-goianos/ https://blogdoulhoa.com.br/caiado-sanciona-goiastec-e-assegura-ensino-medio-de-qualidade-a-todos-os-goianos/#respond Fri, 10 Jul 2020 14:48:37 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26098 Programa de mediação tecnológica visa oferecer ensino em unidades escolares da zona rural, distritos e regiões de difícil

Goiás é um dos Estados brasileiros que está na vanguarda quando o assunto é levar ensino-aprendizagem de qualidade para os estudantes nos pontos mais longínquos das terras goianas. Denominado GoiásTec – Ensino Médio ao Alcance de Todos, o projeto que prevê o uso de tecnologias para garantir a Educação nos lugares mais remotos foi implantado ainda fevereiro último, por meio de decreto estadual, e agora virou lei, demonstrando a preocupação do governador Ronaldo Caiado com a universalização do ensino.

Sancionada pelo governador Ronaldo Caiado e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (09/07), a lei 20.802 é de iniciativa do Governo de Goiás. O programa visa, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), oferecer Ensino Médio em unidades escolares da zona rural, distritos e regiões de difícil acesso, ou com falta de professores de áreas específicas de conhecimento, por meio da transmissão ao vivo de aulas via satélite.

“Com o GoiásTec, podemos levar aprendizagem para todos os cantos do Estado, independente da quantidade de alunos que lá esteja, e garantimos professores especialistas para dar a melhor aula para os estudantes. É um projeto ousado e inovador que assegura a educação para todos”, pontua a secretária Gavioli.

Depois de aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO), em agosto de 2019, o programa começou a ser implantado com base no decreto estadual nº 9.619. Atualmente, o programa está em curso em regiões de 65 municípios goianos, incluindo comunidades Calunga, com participação de 1.945 alunos. Agora que a lei foi sancionada, a estrutura do programa fica regulamentada e o GoiásTec pode ser instaurado em todo o Estado. Neste modelo, os estudantes continuam indo à escola, mas as salas de aula são interativas, equipadas para o acesso às aulas transmitidas via satélite.

Os alunos são acompanhados por um professor mediador, que tem o papel de auxiliar os educandos e garantir a comunicação deles, via chat, com o professor do estúdio de gravação. Em Cavalcante, na região Norte do Estado, por exemplo, o professor João Francisco Maia, da Escola Estadual Calunga I, extensão Joselina Francisco Maia, foi até a casa dos seus estudantes, no povoado Engenho II, para entregar atividades impressas. Além da entrega de materiais, o professor acompanha os alunos por WhatsApp, enviando vídeoaulas e sanando dúvidas.

Superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim explica a diferença entre ensino a distância (EaD) e GoiásTec. “No EaD, o aluno estuda por plataforma, não tem contato direto com professor. Já no GoiásTec, ele cumpre a mesma carga horária e vai à escola normalmente, todos os dias. O estudante tem o professor mediador, em sala de aula, e o professor de estúdio, habilitado naquela área de conhecimento, com mestrado ou até doutorado”, ressaltou.

Regiões de difícil acesso

Como explica a superintendente, o programa vem para sanar o déficit de professores habilitados em diferentes áreas de conhecimento, nas regiões de difícil acesso do Estado. Por meio do uso de ferramentas tecnológicas, professores habilitados vão ensinar remotamente, enquanto os estudantes são monitorados por um professor mediador.

A superintendente esclarece que o Ensino Médio por Mediação Tecnológica não gera redução de professores no quadro de profissionais da Seduc, uma vez que tem o objetivo de resolver a falta de professores disponíveis nessas localidades.

Aulas não presenciais

Devido à suspensão das aulas presenciais em meados de março, por conta da pandemia do coronavírus, o GoiásTec teve de ser adaptado para o regime especial de aulas não presenciais. As equipes pedagógicas têm disponibilizado materiais impressos estruturados e realizado atendimento on-line para que os estudantes prossigam com a rotina de estudos em casa.

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/caiado-sanciona-goiastec-e-assegura-ensino-medio-de-qualidade-a-todos-os-goianos/feed/ 0 26098
Risco de contágio da covid-19 pode estar caindo no DF, diz subsecretário de Vigilância à Saúde https://blogdoulhoa.com.br/risco-de-contagio-da-covid-19-pode-estar-caindo-no-df-diz-subsecretario-de-vigilancia-a-saude/ https://blogdoulhoa.com.br/risco-de-contagio-da-covid-19-pode-estar-caindo-no-df-diz-subsecretario-de-vigilancia-a-saude/#respond Fri, 10 Jul 2020 12:54:30 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26095 O nível de contaminação por covid-19 estaria caindo, uma vez que o número de recuperados tem aumentado; a letalidade da doença também seria uma das menores do país, em 1,2%

O subsecretário de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Eduardo Rangel, disse em entrevista à assessoria de comunicação do Governo DF (GDF), que o risco de contágio por covid-19 tem diminuído nos últimos dias. De acordo com Hage, dos 64.314 casos confirmados no DF, 50.879 já foram curados, o que representaria um porcentual de 79,1%. Na prática, explica o subsecretário, isso mostraria uma possível redução em relação a novas contaminações. Quanto mais próximo de 100%, menor é risco de contágio.

“Ainda não podemos falar em redução de casos, a gente precisa analisar essasemana, mas os casos devem se estabilizar em breve. Poucas pessoas estão com a infecção ativa e consequentemente poucas pessoas estão transmitindo coronavírus”,afirma Rangel.

A taxa de ocupação de UTIs no DF, ao contrário do contagio, está crescendo. Até nesta quinta-feira, a porcentagem de leitos de UTI ocupados na rede pública era de 76,61% e nos hospitais particulares essa probabilidade já está acima de 92%.

Outra situação bastante característica do DF em relação à covid-19, nas observações feitas por Hage, é a respeito da taxa de letalidade. Enquanto a média nacional é de 4%, em alguns casos, como o Estado de Ceará, esse percentual sobe para 5%, e no Rio de Janeiro, chega a 8%. No DF, a taxa é de 1,2%.

“O que faz diferença e contribui para uma baixa taxa de letalidade? É o que está sendo oferecido para o tratamento dos pacientes. No meio dessa pandemia conseguimos ofertar serviços de atenção primária de saúde, leitos hospitalares especialmente de UTIs e profissionais treinados para atender esses pacientes”, explica o subsecretário.

O GDF diz que já testou mais de 363 mil pessoas nos drive-thru, na testagem itinerante que percorreu regiões carentes, nas casas de acolhimento, no sistema prisional e nos servidores.

Suspensão

Após a Justiça suspender a volta das atividades comerciais no DF, a gestão de Ibaneis Rocha (MDB) recorreu da decisão, mas, até o momento, acatou a decisão judicial. Ontem, conforme informa o próprio GDF, foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do DF, no decreto nº 40.964, que permite a suspensão da retomada gradual de serviços prestados por salões de beleza, barbearias, esmalterias e academias de esportes.

Professores nomeados

O GDF também informa que os professore que não foram nomeados por causa da suspensão das aulas em razão da pandemia de covid-19, devem tomar posse no dia 3 de agosto, data que estava prevista para o retorno das aulas nas escolas públicas. Os novos profissionais vão exercer as funções em regime de teletrabalho, enquanto as atividades pedagógicas não presenciais seguirem de forma remota.

Os professores a serem nomeados devem solicitar o agendamento do exame médico admissional por meio do e-mail gpss.adm@economia.df.gov.br.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 3349-8187.

Fonte News Black

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/risco-de-contagio-da-covid-19-pode-estar-caindo-no-df-diz-subsecretario-de-vigilancia-a-saude/feed/ 0 26095
Cloroquina começa a ser distribuída pela Prefeitura de Unaí a pacientes com covid-19 https://blogdoulhoa.com.br/cloroquina-comeca-a-ser-distribuida-pela-prefeitura-de-unai-a-pacientes-com-covid-19/ https://blogdoulhoa.com.br/cloroquina-comeca-a-ser-distribuida-pela-prefeitura-de-unai-a-pacientes-com-covid-19/#respond Fri, 10 Jul 2020 11:53:07 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26091 A medida faz parte do tratamento à doença adotada no município e vai atender pacientes que foram testados positivos e também os não assintomáticos; município já trata internados de covid-19 com o medicamento desde abril

Por Cláudio Ulhoa

O município de Unaí, em Minas Gerais, cidade que fica a pouco mais de 150 km do Distrito Federal, está desde o dia 1 de julho, distribuindo cloroquina aos pacientes de covid-19, com testagem comprovada, e também aos que ainda não foram testados, como forma preventiva. A medida faz parte da campanha de combate a doença adotada pela Prefeitura local. De acordo com o diretor do Centro de Atendimento em Covid-19 da cidade, o medicamento será distribuído de forma gratuita junto a outros três medicamentos: azitromicina, dexametasona e nitazoxanida (annita).

“Desde que outras regiões, outros Estados, outros países começaram a usar hidroxicloroquina na fase inicial da doença, e viram que os resultados têm sido muito bons, diminuindo a progressão dessa doença e possível internação, nós também nos convencemos”, explica o diretor do Centro de Atendimento de Covid-19 em Unaí, Juliano Machado.

Conforme explica o diretor do Hospital Municipal de Unaí, Joaquim Tomaz, o uso da cloroquina já vem sendo usado em pacientes internados desde abril. Tomaz garante que nos casos de internação, a utilização do medicamento tem surtido efeitos positivos.

“Desde o mês de abril, tanto os pacientes internados na rede pública quanto na particular, nós iniciamos o uso da cloroquina. Em nosso ponto de vista, em nossa observação, é de que o resultado tem sido muito bom”, diz Joaquim Tomaz.

Medicamentos

A expectativa é que o mesmo feito obtido nos pacientes internados ocorra também nos pacientes que apresentam os primeiros sintomas e também mesmo nos assintomáticos. Assim que um paciente procurar o Centro de Atendimento de Covid-19, que está localizado no Parque de Exposição da cidade, ele já receberá um kit contendo a hidroxicloroquina e os outros medicamentos.

“E esse pacientes vão ser acompanhados aqui no Centro de Atendimento de Covid-19, e aqui nós vamos solicitar que eles retornem outros dias para que nós possamos ter uma resposta no paciente”, explica Juliano Machado. Pacientes que tenha sintomas abaixo de dez dias e não fizeram teste também fará uso preventivo de cloroquina.

Duas pessoas já morreram por covid-19 em Unaí

Para uso do medicamento, o paciente terá que assinar um termo onde ele assegura estar ciente do uso do medicamento. Portanto, não é obrigatório, caberá ao paciente optar ou não pelo uso.

Unaí tem no momento, 24 pessoas internadas por Covid-19. Até ontem o município tinha duas mortes confirmadas pela doença. O número de casos chega a 609, os suspeitos são 2.441, e os curados são 451. Houve ainda 246 casos descartados, segundo dados da Secretaria de Saúde de Unaí.

Fonte Blog do Ulhoa

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/cloroquina-comeca-a-ser-distribuida-pela-prefeitura-de-unai-a-pacientes-com-covid-19/feed/ 0 26091
Planaltina vai ganhar nova sede do Centro Interescolar de Línguas (CIL) https://blogdoulhoa.com.br/planaltina-vai-ganhar-nova-sede-do-centro-interescolar-de-linguas-cil/ https://blogdoulhoa.com.br/planaltina-vai-ganhar-nova-sede-do-centro-interescolar-de-linguas-cil/#respond Thu, 09 Jul 2020 22:59:10 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26078

Governador visitou obras em andamento no complexo educacional da cidade, que permite remanejamento de setores e ampliação da oferta de idiomas

Planaltina está prestes a ganhar uma nova sede para funcionamento do Centro Interescolar de Línguas (CIL), o que vai permitir triplicar a capacidade de ensino. O complexo do Setor Educacional está em fase final de obras para remanejar os serviços e dar melhor utilização para o espaço. A previsão é que o número de alunos passe de 700 para três mil já no segundo semestre de 2020. Na quarta-feira (8), o governador Ibaneis Rocha vistoriou o local e pediu rapidez nas entregas.

Os reparos, adaptações e mudanças no complexo começaram em abril do ano passado, a partir de R$ 1 milhão de verbas de emendas parlamentares destinada ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf). No local, a Biblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato já foi melhorada e a Coordenação Regional de Ensino (CRE) migrou, em janeiro, de um anexo do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 4 para um galpão que era subutilizado foi reformado.

Isso permitiu que o espaço, agora desocupado, voltasse a ser para estudo, tornando realidade a esperada sede do CIL na cidade. Nos últimos cinco anos, ele funcionou de forma improvisada, somente no período noturno, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 8. A melhoria permitirá ampliar a oferta para três turnos e, assim, permitir que alunos de outras faixas etárias aprendam inglês, espanhol e francês.

Em blitz surpresa, o governador esteve no local, acompanhado do administrador regional da cidade, Célio Rodrigues, e líder do governo na Câmara Legislativa do DF, o distrital Cláudio Abrantes, autor da emenda que permite a execução das ações. Ansioso com a conclusão dos serviços, o chefe do Executivo determinou celeridade nas ações.

O coordenador regional de Planaltina, Bento Alves dos Reis, vai se reunir com a empresa para agilizar a entrega completa da obra. Na nova sede do CIL, os serviços estão em fase final, com os últimos detalhes – instalação de ar condicionado e quadro branco. Até mesmo o mobiliário já está disponível.

“Teremos mais duas mil vagas para oferecer, já que poderá funcionar em três turnos. Vai triplicar a capacidade. O GDF entrega não só uma sede nova à regional, aos servidores que trabalhavam em área improvisada, como também uma sede para o CIL. Está tudo muito bonito, é como se o prédio fosse novo, inclusive com jardinagem”, diz o coordenador regional de ensino.

Com a conclusão de mais essa etapa, o próximo passo será a dar andamento à construção de um auditório com 130 lugares no espaço de um depósito. O local servirá para abrigar eventos, programas e projetos da comunidade escolar.

CIL no DF

Atualmente, são mais de 48 mil alunos matriculados em 17 unidades de centros interescolares de línguas na capital, onde os estudantes podem aprender gratuitamente inglês, espanhol, francês, japonês e até alemão, no contraturno das aulas regulares, com aulas e projetos inovadores. Vagas também são destinadas à comunidade.

Além de Planaltina, também há unidades na Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. Neste ano, a oferta de cadeiras em outra sede também aumentou, graças à reorganização da estrutura da coordenação regional de ensino.

Informações Agência Brasília

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/planaltina-vai-ganhar-nova-sede-do-centro-interescolar-de-linguas-cil/feed/ 0 26078
Agências do trabalhador buscam profissionais para 37 áreas https://blogdoulhoa.com.br/agencias-do-trabalhador-buscam-profissionais-para-37-areas/ https://blogdoulhoa.com.br/agencias-do-trabalhador-buscam-profissionais-para-37-areas/#respond Thu, 09 Jul 2020 22:51:38 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26075

Entre elas, técnico em edificações e cozinheiros

Empresas da área de alimentação estão em busca de profissionais por meio das agências do trabalhador do Distrito Federal. São seis vagas para auxiliar de cozinha, cinco para cozinheiro de restaurante, uma para caixa de bar e outra para padeiro. Os salários variam entre R$ 1.100 e R$ 1.800, mais benefícios.

A melhor remuneração entre as 174 vagas de emprego para essa sexta-feira (10) é para técnico de edificações. São R$ 2.500 mensais, mais benefícios. Para se candidatar, é preciso ter ensino médio completo e experiência na área.

Além desta, outras vagas também contemplam o ramo da construção civil, como ajudante de pintor, com remuneração de R$ 1.100; cinco para auxiliar de manutenção de edificações, com salário de R$ 1.249,12; e  três para auxiliar de manutenção predial, que oferece R$ 1.104, mais benefícios.

Aos interessados, é preciso estar atento às exigências do empregador, como escolaridade e experiência, descritas no quadro de vagas, disponibilizado pela Secretaria de Trabalho.

Quem quiser concorrer a alguma das vagas deverá acessar o aplicativo Sine Fácil ou ir a uma das agências do trabalhador, de segunda a sexta, entre 8h e 17h.

Informações Agência Brasília

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/agencias-do-trabalhador-buscam-profissionais-para-37-areas/feed/ 0 26075
Câmara Legislativa do Distrito Federal reformula plano de saúde para servidores https://blogdoulhoa.com.br/camara-legislativa-do-distrito-federal-reformula-plano-de-saude-para-servidores/ https://blogdoulhoa.com.br/camara-legislativa-do-distrito-federal-reformula-plano-de-saude-para-servidores/#respond Thu, 09 Jul 2020 22:12:41 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26072 Em nova resolução, vice-presidente da Casa, Delmasso, exclui ex-parlamentares e deputados cassados de receberem o benefício; o plano será administrado por empresa privada

Por Redação

Após críticas por tentar colocar ex-deputados distritais em planos de saúde a ser criado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), informou à assessoria de comunicação que foi publicada uma nova resolução ao Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores (Fascal). Segundo Delmasso, na nova proposta, faz diversas alterações no texto que institui o fundo, como, por exemplo, a exclusão de ex-parlamentares, de deputados cassados ou que tenham perdido o mandato por decisão judicial, bem como de seus dependentes.

“A resolução publicada hoje é inovadora do ponto de vista da gestão pública, pois ela cria um conselho fiscal, um comitê de governança e uma comissão de ordenança”, diz o vice-presidente.

Outra mudança ressaltada por Delmasso, é a sobra do Fascal, quando este tiver superávit, que será obrigatoriamente destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse é um dos pontos mais importantes da nova resolução: o superávit do Fascal poderá servir, por exemplo, para diminuir as filas de cirurgias eletivas no DF. Pacientes do SUS poderão usar a rede credenciada do plano da Câmara”, explica o deputado.

O Fascal, no ano passado, por exemplo, teve superávit de 2,8 milhões.

Nesta semana também o Governo do Distrito Federal (GDF) criou um serviço de saúde para os funcionários do Executivo que será coordenado pelo Banco de Brasília (BrB), através de sua holding BRB Saúde. No caso da CLDF, o plano dos servidores da Casa, que recebeu o nome de CLDF Saúde, segundo Delmasso, também deverá ser administrado pelo BrB.

Nessa nova resolução, os ex-servidores vão poder ser beneficiados pelo CLDF Saúde mesmo após serem exonerados, porém, precisarão, durante o período em que estiverem como servidores, pagar duas mensalidades. O mesmo vale para os novos servidores.

Além disso, o Fascal passará a ser administrado por uma empresa privada, que irá tratar da chamada operacionalização do plano. Segundo Delmasso, a gestão do CLDF Saúde. No valor de R$ 1,7 milhão, a proposta ganhadora foi R$ 1,1 milhão menor do que o valor inicialmente previsto.

“Em 30 dias, devemos publicar um edital de chamamento público. Não se trata de terceirização: a empresa vai assumir apenas a parte da operacionalização, e o Fascal vai fiscalizar”, garante Delmasso.

O distrital acredita que as mudanças na gestão do Fascal, avalia o deputado, devem resultar numa economia indireta de R$ 5 milhões a R$ 6 mi por ano.

Fonte News Black

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/camara-legislativa-do-distrito-federal-reformula-plano-de-saude-para-servidores/feed/ 0 26072
Câmara Legislativa pede a Justiça a revogação de decisão que suspendeu a reabertura de setores do comércio https://blogdoulhoa.com.br/camara-legislativa-pede-a-justica-a-revogacao-de-decisao-que-suspendeu-a-reabertura-de-setores-do-comercio/ https://blogdoulhoa.com.br/camara-legislativa-pede-a-justica-a-revogacao-de-decisao-que-suspendeu-a-reabertura-de-setores-do-comercio/#respond Thu, 09 Jul 2020 21:58:48 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26061 Câmara Legislativa do Distrito protocolizou nesta quinta-feira (9), pedido ao Tribunal de Justiça para revogar a decisão do Juiz da Segunda Vara da Fazenda Pública, que suspendeu o Decreto nº 40.939/2020, do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que definiu o cronograma para liberação das atividades comerciais (restaurantes, salão de beleza e academias) e o retorno das aulas nas instituições públicas e privadas.

O pedido foi encaminhado ao juiz que proferiu a decisão, ao Desembargador responsável para analisar o recurso elaborado pelo Governo do DF, bem como ao Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

A mesa diretora da CLDF sustenta que a competência é privativa do Poder Executivo para disciplinar a abertura, protocolos e cronogramas de reaberturas das atividades, como determina a Lei Orgânica do Distrito Federal e a própria Constituição Federal. Argumenta ainda que é competência privativa do Poder Legislativo a fiscalização dos atos da Administração Pública, de acordo com o ordenamento jurídico vigente.

Segundo o pedido da Câmara Legislativa, a decisão violaria o princípio da separação e funcionamento harmônico dos Poderes, eis que é o Poder Executivo que dispõe da legitimidade e dos meios necessários à obtenção das informações, estudos e dados para tomar, a tempo e modo, a melhor decisão na busca do interesse público.

A mesa diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal espera que a revogação da decisão seja efetivada nas próximas horas.

Informações CLDF

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/camara-legislativa-pede-a-justica-a-revogacao-de-decisao-que-suspendeu-a-reabertura-de-setores-do-comercio/feed/ 0 26061
Detran realiza 43 mil atendimentos presenciais em junho https://blogdoulhoa.com.br/detran-realiza-43-mil-atendimentos-presenciais-em-junho/ https://blogdoulhoa.com.br/detran-realiza-43-mil-atendimentos-presenciais-em-junho/#respond Thu, 09 Jul 2020 20:28:25 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26058 Vistorias veiculares e transferência de propriedade foram os serviços mais demandados pela população

Desde que retomou o atendimento presencial, em 1º de junho, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal já atendeu 43.213 pessoas para realizar serviços referentes a veículos e habilitação. Se considerarmos que o mês de junho teve apenas 20 dias úteis, 2.160 cidadãos, em média, foram atendidos nas unidades do Detran, por dia.

O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, destaca a importância da reabertura do atendimento presencial ao cidadão por entender o impacto desses serviços na vida da população do Distrito Federal, mas sem descuidar das medidas de contenção da Covid-19 recomendadas pelas autoridades sanitárias. “Por isso, trabalhamos com 50% da capacidade de atendimento, mantendo servidores do grupo de risco em teletrabalho e fazendo os agendamentos com espaçamento maior entre os atendimentos, para que o usuário pudesse ser atendido sem filas ou aglomerações. Passado o primeiro mês, vamos agora ampliar a oferta dos serviços de forma segura para todos”.

Durante o mês de junho, os serviços mais demandados foram de vistoria, transferência de propriedade de veículos e registro de veículos 0 km. Em 20 dias de efetivo trabalho, 13.883 veículos foram vistoriados e 12.635 tiveram sua propriedade transferida. Além disso, o Departamento realizou 247 inspeções técnicas, registrou outros 6.216 veículos novos, coletou a biometria de 3.860 pessoas e renovou a Carteira Nacional de Habilitação de 986 condutores.

O serviço de protocolo também teve uma demanda expressiva, abrindo 4.016 processos, sendo 2.660 só pelo serviço de drive thru. Nos três depósitos de veículos apreendidos, foram recebidos 2.110 e-mails, mas nem todos resultaram na abertura de processos. Em alguns casos, o cidadão apenas solicitava informação, mas não iniciou o processo de liberação. No total, 466 veículos foram devolvidos aos seus proprietários e 145 tiveram as restrições retiradas do registro.

“Neste momento, todos precisamos agir com responsabilidade no enfrentamento à pandemia de Coronavírus e, para isso, a autarquia tem se reinventado a cada dia, buscando formas alternativas de atendimento remoto, seja por e-mail ou pelo portal de serviços, reduzindo significativamente a necessidade do cidadão se deslocar até os postos do Detran. Até o final de julho, lançaremos o aplicativo do Detran, que possibilitará ao cidadão o acesso a mais de 20 serviços na palma da mão”, explicou Zélio.

Demanda reprimida

Das 9.750 vistorias que já estavam agendadas antes da suspensão dos serviços, em 18 de março, 7.350 já foram realizadas e 2.400 ainda aguardam reagendamento pelo usuário. Para os próximos meses, 12.576 proprietários já agendaram vistoria para seus veículos.

Informações do Detran-DF

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/detran-realiza-43-mil-atendimentos-presenciais-em-junho/feed/ 0 26058
Justiça suspende reabertura do comércio no DF https://blogdoulhoa.com.br/justica-suspende-reabertura-do-comercio-no-df/ https://blogdoulhoa.com.br/justica-suspende-reabertura-do-comercio-no-df/#respond Thu, 09 Jul 2020 11:23:40 +0000 https://blogdoulhoa.com.br/?p=26053 Decisão foi tomada ontem e visa impedir o crescimento do casos de covid-19 as RAs; em Ceilândia, GDF endurece regras e apenas o comércio essencial pode funcionar

Por Redação

Estão suspensos os funcionamentos de salões de beleza e academias esportivas no Distrito Federal. A decisão é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que decidiu liminarmente pela revogação do decreto do governo local que permitia funcionamento desse comércio para sair do isolamento social no qual a sociedade está desde março em razão da pandemia de covid-19.

Na semana passada, o governador Ibaneis Rocha (MDB) chegou a apresentar um calendário informando sobre as datas da retomadas de atividades no comércio e nas escolas do DF. A medida, de início já tinha resistência por parte de segmentos da sociedade que não concordavam com o retorno, mas agora com a decisão judicial, o governo preferiu suspender as atividades de forma preventiva.

“Volta a vigorar o Decreto nº 40.817, de 22 de maio de 2020, que proibia o funcionamento destes e outros serviços no DF” diz o GDF. Portanto, a partir de hoje, 9, volta a ser proibido a abertura não só de salões de beleza e academias, mas também de bares, restaurantes, museus, barbearias e escolas.

Os casos no DF têm aumentado conforme mostram os boletins diários da Secretaria de Saúde (SES-DF). A decisão da Justiça foi realizada com essa justificativa. Até o início da tarde desta quarta-feira o número de mortos por covid-19 era de 789 e 62.867 infectados.

Outro dado que embasou a decisão judicial foi o crescimento da taxa de ocupação dos leitos de UTI, que segundo dados da SES-DFtem se “agravado”. Até a manhã de ontem essa taxa era de 95,59% nos hospitais particulares e de 83,33% nos hospitais públicos.

Caso o GDF não cumpra a decisão do Tribunal, ele terá que pagar multa diária de 500 mil e poderá ter o decreto de reabertura suspenso pela própria Justiça.

A liminar da Justiça não é novidade. Antes, quando o governo especulou em reabrir o comércio, a Justiça Federal do DF já tinha se manifestado contra e chegou a impedir a retomada. O governador Ibaneis recorreu da decisão e conseguiu o direito de decidir sobre o assunto, uma vez que ele foi eleito para tais decisões.

Desta vez, o GDF disse que outra vez vai recorrer da decisão.

Ceilândia

O reflexo imediato da suspensão da retomado das atividades comerciais e sociais no DF ocorreu em Ceilândia, Região Administrativa com mais casos de infecção e mortes por covid-19. Segundo a SES-DF, a RA já tem mais de 8 mil casos da doença, e sua vizinha, Taguatinga, tinha até ontem 4,3 mil casos.

GDF suspende parques, academias, shoppings, feiras, cultos/missas, lojas de conveniências e salões de beleza em Ceilândia

Na noite de ontem o GDF suspendeu as atividades comerciais (veja abaixo o que é permitido) em Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. A decisão começa a valer hoje e impede o funcionamento não só de salões de beleza e academias, como também shoppings centers, feiras populares, clubes recreativos, cultos, missas, academias de esportes e parques (tanto ecológicos quanto recreativos).

Entrega em domicílio, pronta entrega em veículos e retirada do produto no local, sem abertura do estabelecimento para atendimento ao público em suas dependências também estão permitidas.

O que pode abrir/funcionar em Ceilândia 

 clínicas e consultórios médicos e odontológicos, laboratórios e farmácias;
➪ clínicas veterinárias, somente para atendimento de urgências;
➪ supermercados, hortifrutigranjeiros, minimercados, mercearias, açougues, peixarias, comércio estabelecido de produtos naturais, bem como de suplementos e fórmulas alimentares, sendo vedado, em todos os casos, a venda de refeições e de produtos para consumo no local;
➪ padarias e lojas de panificados, apenas para a venda de produtos, sendo vedado o fornecimento de refeições de qualquer tipo para consumo no local;
➪ lojas de materiais de construção e produtos para casa, incluídos os home centers; VI – postos de combustíveis;
➪ lojas de conveniência e minimercados em postos de combustíveis, sendo vedados o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras;
➪ petshops e lojas de medicamentos veterinários ou produtos saneantes domissanitários; ➪ relativas a toda a cadeia do segmento de veículos automotores;
➪ empresas que firmarem instrumentos de cooperação com o Distrito Federal no enfrentamento da emergência de saúde pública relativas ao coronavírus ou à dengue nas áreas de atendimento à saúde básica, atendimento odontológico, assistência social, e nutrição, tanto para o fornecimento de alimentação preparada com embalagem para retirada individual, quanto para recolhimento e distribuição de alimentos em programas para garantir a segurança alimentar;
➪ funerárias e serviços relacionados;
➪ lotéricas e correspondentes bancários;
➪ lavanderias, exclusivamente no sistema de entrega em domicílio;
➪ floriculturas, exclusivamente no sistema de entrega em domicílio;
➪ empresas do segmento de controle de vetores e pragas urbanas;
➪ o atendimento ao público em todas as agências bancárias e cooperativas de crédito no Distrito Federal, públicas e privadas;
➪ o Sistema S:
óticas

Fonte Blog do Ulhoa

]]>
https://blogdoulhoa.com.br/justica-suspende-reabertura-do-comercio-no-df/feed/ 0 26053