- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
EsportesGoiás realiza até domingo a Copa Quilombola de Futebol

Goiás realiza até domingo a Copa Quilombola de Futebol

A Copa Quilombola de Futebol começou nesta sexta-feira e vai até domingo, com a participação de 39 equipes — sendo sete femininas e 32 masculinas.

Neste ano, pela primeira vez o torneio está sendo realizado pelo Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Social. Ao todo, a competição reúne mais de 800 atletas, que representam 32 comunidades quilombolas de 26 municípios goianos.

Um dos coordenadores da Copa Quilombola de Futebol, Mário Joaquim dos Santos, que também integra a Secretaria de Esporte e Lazer de Goiás, disse que mais de 2 mil pessoas estão envolvidas de alguma forma com a competição.

As partidas da primeira etapa estão sendo realizadas nos municípios de Posse, Niquelândia, Alto Paraíso, Iporá e Pirenópolis.

Os campeões da primeira etapa vão disputar a fase final, que vai ser realizada em Cavalcante. O município do nordeste de Goiás abriga a comunidade Kalunga, considerada a maior concentração quilombola do Brasil. As equipes vencedoras vão receber premiações concedidas pelo Governo de Goiás.

Segundo Mário dos Santos, da coordenação da Copa Quilombola, o principal objetivo do torneio é levar inclusão e lazer para essas comunidades.

Os quilombos são comunidades que foram formadas por pessoas escravizadas que fugiram das fazendas. Elas se reuniam em locais de difícil acesso para não serem recapturadas pelos escravizadores. Nos quilombos, essas pessoas finalmente encontravam a liberdade para conviver e praticar sua cultura original.

Segundo o IBGE, em 2019 foram identificadas quase 6 mil localidades quilombolas em todo o país.

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo