Empresário de Paranoá adota praça pública e fica sendo o responsável por manter o local por um ano

Em parceria com GDF, empresário ‘adota’ praça no Paranoá

A iniciativa faz parte do programa ‘Adote uma Praça’ que visa permitir ao segmento privado investir em áreas públicas, como praças, estacionamentos, parques infantis e outras; até o momento, 18 RAs já foram beneficiadas com o programa

Por Redação

O programa coordenado pela Secretaria de Projetos Espaciais do Distrito Federal (Sepes-DF) “Adote uma Praça” concluiu mais uma edição nesta sexta-feira (18). Em cerimônia, que contou com a presença do vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), foi assinado um Termo de Cooperação entre um empresário local de Paranoá, Milton Mourão, e o Governo do DF (GDF). O termo passa ao empresário o direito de reformar a praça esportiva da Quadra 21, no Paranoá, no prazo de 30 dias.

O “Adote uma Praça” foi criado pelo GDF para poder ampliar permitir que a iniciativa privada possa colaborar com a revitalização de áreas e monumentos públicos. No caso do Paranoá, o empresário Mario Mourão, que é empresário na região administrativa, ele ficou responsável por revitalizar a praça.

“Pretendo fazer um trabalho diferenciado. Quero mudar a calçada e vou transformar esse piso. Ficará irreconhecível”, assegura o empresário. Os primeiros serviços já começaram, como troca de tela e pintura do alambrado entorno da praça.

Paranoá é o novo foco das ações do ‘Adote Uma Praça’

Além de ser reformada pelo empresário, a praça também ficará sob sua responsabilidade pelo prazo de 12 meses – tempo de vigência do contrato assinado. Neste período, Mourão terá que cuidar e promover benfeitorias no espaço público.

A proposta, explica o GDF, não é gerar lucro para quem adota um espaço público, mas sim contribuir com o governo que sozinho não conseguiria atender toda demanda. “Muitas vezes, o governo sozinho não é capaz de fazer tudo o que a comunidade precisa, por isso essa parceria é muito importante. São pequenas intervenções que trazem grandes resultados”, disse o secretário de Governo, José Humberto Pires, que também participou da cerimônia de assinatura do termo.

Também ao fazer uso da palavra, o vice-governador Paco Britto comentou sobre a relação entre o poder público e privado, e destacou que sempre essa parceria costuma ser bem sucedida.

“Os espaços públicos são extensões das nossas casas, é preciso que cuidem. Peço a todos que tenham essa consciência. Este projeto conseguiu trazer o cidadão para junto do governo para ajudar a dar cara nova a esse local. É uma parceria muito valiosa”, disse Paco Britto.

De acordo com a Sepes-DF, o “Adote uma Praça” desde que foi criado, isso em fevereiro de 2019, já recebeu 66 pedidos de adoção de moradores de várias regiões do DF. Segundo a pasta, o primeiro local adotado foi o estacionamento do Hospital Brasília. Até o momento, já são 36 termos assinados 17 projetos executados, 18 em fase de conclusão e 21 em estudo.  Ao todo, 18 regiões administrativas foram beneficiadas com alguma ação do programa.

Continuidade

O projeto é uma marcada da gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB), que visa incentivar a iniciativa privada a investir no segmento público, a chamada Parceria Público-Privada (PPP).

A região do Paranoá deve receber nos próximos dias outras ações do governo, como garantiu o administrador local, Sérgio Damaceno, que anunciou para o próximo período a construção de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC) na mesma Quadra 21 e outro na quadra 28. Essa iniciativa também vai contar com apoio da população, cujos moradores próximos às quadras, disseram que ficarão responsáveis por arcar com os custos das calçadas ao redor do novo PEC.

Outro ponto na cidade, a Praça dos Pioneiros, também vai ser revitalizada com apoio da iniciativa privada. Nesse caso, a responsabilidade de revitalizar o espaço será do empresário do Shopping do Paranoá.

“Estamos aqui para resolver os problemas da cidade, atendendo a uma determinação do governador Ibaneis Rocha. Precisamos, agora, trazer mais parceiros, não apenas grandes empresários”, afirmou Damaceno.

O GDF também anunciou o início da reforma da quadra esportiva , também em Paranoá, já para a próxima segunda-feira (21).

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui