- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
Distrito FederalVeja onde fazer testes gratuitos contra a covid-19

Veja onde fazer testes gratuitos contra a covid-19

Mais de 1,5 mil testes contra covid-19 são feitos em dois dias

Por Cláudio Ulhoa

A rede pública de saúde do DF disponibiliza quatro pontos para a testagem de pacientes que estejam com suspeita de estarem contaminados pela covid-19. Os pontos de testagem ficam (além da Unidade Básica de Saúde de referência do morador)na Rodoviária do Plano Piloto, nas UBSs da Asa Sul, na Quadra 612, e 2 da Asa Norte, na 114/115, e no Aeroporto. Neste último caso, a unidade é exclusiva para testar passageiros que chegam a Brasília.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, nos últimos dois dias, cerca de 1.563 testes foram feitos, sendo que menos de 21%, ou seja, 325 deram positivo.

“O ideal é fazer o teste no quinto dia após o contato. É o período em que você teve tempo de se infectar e apresentar o vírus na sua secreção para ser captado no exame”, lembra Priscilleyne Reis, chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF). Ainda segundo ela, as pessoas vacinadas com às duas doses e com a dose adicional também precisam fazer o teste, se tiveram contato com alguém infectado ou apresentam sintomas leves.

Os pontos de testagem funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e os testes são recomendados para quem apresenta sintomas da covid-19 ou teve contato com alguém contaminado. Os resultados saem em até 30 minutos.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo