- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
Distrito FederalVacinação de crianças contra covid-19 começa neste domingo (16); veja o primeiro...

Vacinação de crianças contra covid-19 começa neste domingo (16); veja o primeiro público a ser imunizado

Serão imunizadas crianças com idade entre 5 a 11 anos com comorbidades, sendo que primeira etapa serão utilizadas 16,3 mil doses

Por Cláudio Ulhoa

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, anunciou, nesta quarta-feira (12), que a vacinação contra a covid-19 de crianças com idade entre 5 a 11 anos está prevista para começar no próximo domingo (16). Segundo a pasta, nesta primeira etapa, deverão ser repassadas pelo Ministério da Saúde 16,3 mil doses.

No primeiro momento, os públicos a ser imunizado serão as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades (mediante apresentação de laudo médico) e deficiência permanente, além das crianças de 11 anos sem comorbidades. Para se vacinar a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis que comprovem o parentesco por documentos.

A vacinação vai ocorrer das 8h às 17h em 11 pontos exclusivos e fixos nas seguintes regiões administrativas: Sobradinho, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Plano Piloto, Cruzeiro, Guará, Taguatinga e Samambaia.

Já as crianças portadoras de algum tipo de deficiência permanente e que esteja sob responsabilidade do Estado serão atendidas pelas equipes que farão a vacinação de forma itinerante. Nesses casos,a imunização será feita com deslocamento das equipes de Saúde da Família até as instituições sociais e de saúde, chegando até as crianças com dificuldade de locomoção.

“Essa é apenas a primeira etapa da vacinação das crianças. Nos reuniremos na semana que vem para levar a imunização até as regionais de ensino”, afirmou o governador em exercício, Paco Britto. A nova fase será definida nos próximos dias pelas secretarias de Saúde, Educação e Casa Civil.

É importante destacar que os da campanha infantil são diferentes das doses utilizadas em adultos, com frascos diferenciados em tamanho e em cor, assim como o insumo e as seringas.

Ordem de prioridade

  • Crianças com 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades
  • Crianças sob tutela do Estado
  • Crianças sem comorbidades na ordem: 11 anos, 10 anos, 9 anos, 8 anos, 7 anos, 6 anos e 5 anos

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo