- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
Distrito FederalMais de 80% da população do DF já está vacinada contra covid-19,...

Mais de 80% da população do DF já está vacinada contra covid-19, informa Secretaria de Saúde

Até o dia 7 de janeiro, foram mais de cinco milhões de doses aplicadas; pasta realiza ação com o Carro da Vacina para imunizar cerca de 200 mil pessoas que ainda não se vacinaram

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que mais de 80% da população a ser vacinada contra a covid-19 já tomou as duas doses ou dose única. A população vacinável, que é mais de 2,5 milhões de pessoas, conseguiu ser imunizada, segundo a pasta, em razão de ações como mutirões, abertura de pontos noturnos de vacinação e drive-thru, campanhas do Dia D e mobilização dos gestores junto ao Ministério da Saúde.

Para realizar a cobertura, segundo a SES-DF, foram aplicadas mais de 5 milhões de doses, além das 484.841 doses de reforço e as 10.620 doses adicionais. Ainda de acordo com a pasta, o aumento do alcance da vacinação já pode ser percebido pela diminuição do número de óbitos e de pessoas internadas com a doença. A vacinação também comprova que a maioria das pessoas que morreu em consequência da covid-19, cerca de 92%, não estavam vacinadas.

“Trabalhamos para salvar vidas a todo o custo desde o início do governo e mais ainda depois da pandemia. Incentivamos a vacinação, inauguramos unidades de saúde, contratamos mais de 7 mil servidores. Nada parou, para que a população não sofresse tanto os impactos desse momento triste”, comenta o governador Ibaneis Rocha.

O avanço da cobertura vacinal também possibilitou que, no final de 2021, o governo decretasse a suspensão do uso obrigatório de máscaras de proteção ao ar livre, como também permitisse a ampliação de fluxo de pessoas em eventos, shows e competições esportivas mediante comprovação do ciclo vacinal.

Na avaliação da secretaria, a vacinação contra a covid-19 atingiu as metas estabelecidas para todos os públicos. Ainda de acordo com a pasta, a vacinação foi a maior campanha já realizada na capital federal.

“Precisamos potencializar agora a retomada de serviços, principalmente para as pessoas que, por conta da pandemia, se afastaram da rede pública e de seus serviços”, ressalta o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

200 mil não vacinados

Paralelo ao fato de que a cobertura vacinal atingiu mais de 80% da população do DF, há ainda, segundo a SES-DF, cerca de 200 mil que ainda não se vacinaram. Para vacinar esse público a pasta informa que irá realizar ações em pontos estratégicos da capital a fim de garantir o acesso da população à vacina.

Carro da Vacina leva cerca de 500 doses disponíveis na rede a moradores do Trecho III do Sol Nascente

Em uma dessas ações está o Carro da Vacina, veículo que funciona como uma espécie de ponto de vacinação ambulante. No sábado (8), o carro esteve em Sol Nascente/Pôr do Sol, onde uma equipe de 13 pessoas da SES-DF levou cerca de 500 doses dos imunizantes a três pontos do Trecho III do Sol Nascente: Chácara 84, Fazendinha e Condomínio Gênesis.

A vacinação que ocorreu das 9h às 17h, ofereceu tanto a primeira quanto a segunda dose e também a dose de reforço. Os moradores foram informados sobre a vacinação pelo próprio Carro da Vacina que, para chamar a atenção da população, anunciava a vacinação através de um alto-falante.

Conforme a secretaria, a ação será realizada na região administrativa outra vez nos próximos sábados, com pontos específicos nos trechos I e II.

Vale lembrar que para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. O cartão de vacinação não é obrigatório, mas também pode ser levado.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo