- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
Distrito FederalHemocentro de Brasília sofre com baixa de doadores de sangue; veja como...

Hemocentro de Brasília sofre com baixa de doadores de sangue; veja como doar

Queda pode gerar atraso em cirurgias além de comprometer outras atividades de rotina nos hospitais

Por Cláudio Ulhoa

A Fundação Hemocentro de Brasília, que abastece todos os hospitais do Distrito Federal, registrou uma queda de 23% no número de doadores de sangue na primeira semana de janeiro. A baixa preocupou os diretores do hemocentro que passaram a pedir que a população volte com as doações a fim de evitar a paralisação de cirurgias eletivas e demais procedimentos de rotina nas unidades hospitalares.

Dados internos mostram que a queda atingiu todos os grupos sanguíneos negativos e os tipos O e A positivo. Segundo o hemocentro, a média do período foi de 126 bolsas coletadas por dia, um número menor que o registrado em 2021, com 163 coletas diárias.

Um dos motivos que pode ter contribuído para essa diminuição de doadores, conforme o hemocentro, é o fato de que com a volta de casos de covid-19 junto com pessoas contaminadas pela gripe teria ajudado a diminuir o número de doares, além de estarmos em período de férias.

Durante a esta semana, a baixa deve continuar, pois, conforme informa o hemocentro, menos de 50% das vagas disponíveis para agendamentos de doação foram ocupadas, ou seja, mais de 150 vagas ficaram disponíveis para esta terça-feira (11/1).

Como doar

Para ser um doador de sangue é preciso ter idade etnre 16 e 69 anos e pesar mais de 51 kg. É preciso estar em boas condições de saúde e estar bem alimentado no dia da doação. Pessoas que passaram por algum procedimento estético, ou passou por cirurgia, ou algum tipo de endoscopia, ficou doente ou fez uso de medicamentos recentemente precisa consultar o site do Hemocentro, pois pode estar impedido de doar.

O agendamento da doação segue obrigatório. Para não haver aglomerações, ele deve ser feito pelo site agenda.df.gov.br. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte, próximo ao HRAN e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo