- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
Distrito FederalFarmácias do DF passam a fazer teste gratuito de covid-19 mediante agendamento

Farmácias do DF passam a fazer teste gratuito de covid-19 mediante agendamento

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o GDF e a Fecomércio e começa a valer a partir desta terça-feira (18)

Por Cláudio Ulhoa

Uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) vai permitir que as farmácias e drogarias do DF façam testes de covid-19 de forma gratuita. Para isso, será preciso que a pessoa faça um agendamento para em uma das 22 farmácias (ver lista abaixo) credenciadas pelo Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma).

O agendamento, feito diretamente nas farmácias ou pelos seus telefones, já pode ser feito a partir desta terça-feira (18).

Segundo a Secretaria de Saúde local, no momento, há cerca 800 mil Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag) disponíveis.O TR-Ag tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As redes que estão aptas a participarem são drogarias Brasil, Colorado, Descontão, Drogacenter, Messias e São Rafael.

“Foi mais uma forma que nós, do setor produtivo, encontramos para auxiliar e agilizar a testagem da população no Distrito Federal. Nós oferecemos os espaços e a mão de obra, enquanto o GDF garante os testes. Em breve, poderemos ampliar a rede de farmácias para participar desse processo”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Segundo a secretaria, os farmacêuticos foram treinados para fazer a testagem. Eles aprenderam como utilizar o e-SUS, em que são registradas as informações do exame, como data de realização, resultado, lote e data de validade.

Os testes poderão ser solicitados nas farmácias por pessoas que apresentarem sintomas, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, tosse, falta de ar e perda de paladar ou olfato, ou teve contato com casos confirmados da doença.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo