- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
DestaquesDF tem a menor taxa de homicídios em 23 anos, mostram dados...

DF tem a menor taxa de homicídios em 23 anos, mostram dados da SSP-DF

De janeiro a maio deste ano, foram registrados 121 Crimes Violentos Letais Intencionais, o número é o mais baixo desde 2000, quando houve 268 ocorrências desses tipos

Por Cláudio Ulhoa

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgados pela imprensa local, na manhã desta sexta-feira (3), mostram que o número de homicídios registrados na capital federal, entre janeiro e maio deste ano, um total de 121, é o mais baixo em 23 anos. Segundo a pasta, o número está 18,8% abaixo das 268 ocorrências registradas no mesmo período de 2000, e também abaixo do número dos primeiros cinco meses de 2021, quando houve 149 ocorrência.

Os registros correspondem Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) — que incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

A redução também ocorreu em relação à violência contra a mulher, com registro de seis feminicídios, queda de 50% em relação ao mesmo intervalo de 2021. O dado deste ano é o menor desde 2017, quando, segundo a SSP-DF, cinco mulheres perderam a vida em função do gênero (leia mais na página 14).

Os dados mostram ainda que foram registrados, oito casos de latrocínio nos cinco primeiros meses de 2022 — um a menos do que no mesmo período do ano passado. Houve, também, reduções nas tentativas de homicídio, de 250 para 219 ocorrências (-12,4%); de latrocínio, de 88 para 41 (-53,4%); e de feminicídio, de 30 para 26 casos (-13,3%).

“O impacto disso (uso de câmeras) está no registro da agressividade no momento de descontrole, principalmente de quem vai ser abordado. E também para coletar a informação sobre como aquela ação da polícia ocorreu”, Leonardo Sant’Anna, especialista em segurança pública.

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo