- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
Destaques14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue;...

14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue; veja como doar

Por Cláudio Ulhoa

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lembra que o hoje, 14 de junho, se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data está servindo de mote para que a população do Distrito Federal se conscientize sobre a importância de doar sangue. Com os estoques estão em níveis inferiores aos considerados seguros, desde o início do ano, a fundação lembra que é uma boa época para quem quer continuar ou se tornar um doador.

Segundo a FHB, a média de 166 doações de sangue por dia registradas neste ano, entre 1º de janeiro e 31 de maio, não tem sido suficiente para alcançar os níveis de segurança – o ideal seriam 180 doações diárias. Ainda assim, as reservas do único banco de sangue público do DF estão 53% maiores em relação a maio de 2021 e 23% menores em relação ao mesmo mês de 2020.

O agendamento de grupos para doação de sangue deve ser feito pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447. Nesses números, o atendimento telefônico é de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h às 18h.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído em 2004 pela OMS para reconhecer o trabalho de voluntários que ajudam a salvar vidas e para apoiar ações que conscientizam a população sobre a importância de doar sangue.

O FHB lembra que há uma programação com diversos eventos na semana. Haverá atrações musicais e palestra sobre o Dia Mundial de Conscientização Sobre a Doença Falciforme (19 de junho).

Veja a seguir a programação:

A doação de sangue leva até 90 minutos, desde o cadastro até o lanche pós-coleta. O atendimento é agendado, para não haver aglomerações, e deve ser feito pelo site agenda.df.gov.br.

Dia 14, às 8h: Banda do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP)
Dia 14, às 9h30: Integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Dia 15, às 10h: Grupo Choro do Pato
Dia 15, às 8h30: Evento comemorativo sobre o Dia Mundial de Conscientização Sobre a Doença Falciforme

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo