DF recebe o primeiro lote de vacina da Pfizer

DF recebe 5,8 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech

Imunizante norte-americano chegou ontem (3) na capital federal; ao todo são 5.850 doses que serão destinadas exclusivamente às pessoas com comorbidades

Por Cláudio Ulhoa

Pela primeira vez chega ao Brasil um lote da vacina contra a covid-19 da farmacêutica norte-americana Pfizer. Para o Distrito Federal o Ministério da Saúde, enviou, na noite desta segunda-feira (3/5), 5.850 doses do imunizante que precisa ser armazenada em uma temperatura de -75ºC.

Também nesta segunda-feira, o chefe da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Gustavo Rocha, disse que toda vacina da Pfizer que desembarcasse na capital federal seria utilizada na vacinação das pessoas com comorbidades, cujo agendamento começou ontem, às 9h.

A Pfizer, diferente das outras vacinas, possui algumas particularidades, por exemplo, antes de ser aplicada, ela precisa se dissolvida em uma solução líquida, que será feito diretamente nos pontos de vacinação que irão receber essas vacinas.

“Mantemos as vacinas armazenadas, conforme recomendação técnica do fabricante, para que elas cheguem aos pontos de vacinação aptas para uso dentro do período indicado”, diza chefe da Rede de Frio Central do DF, Tereza Luiza.

: Imunizante já está armazenado na Rede de Frio Central e será distribuído para os pontos de vacinação nos próximos dias

Além disso, o imunizante também precisa ser utilizado por um período de no máximo 6 horas em temperatura de 2°C a 8°C.

Com relação ao tempo do intervalo entre uma dose e outra também há diferença. Ela segue o mesmo prazo da vacina de Oxford, ou seja, o prazo de aplicação entre as doses de 12 semanas.

Por fim, a vacina da Pfizer possui 0,3 ml, o que necessita de seringas específicas – um lote com 22 mil seringas já foi enviado para o DF pelo Ministério da Saúde – enquanto que as vacinas da AstraZeneca e da CoronaVac, as doses possuem 0,5 ml.

Veja aqui onde se vacinar contra a covid-19 no DF.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui