DF Legal já vistoriou mais de um milhão de estabelecimentos comerciais

Um milhão de vistorias na luta contra a covid-19

A ação é feita para verificar se os comerciantes estão cumprindo as determinações impostas pelas medidas restritivas de combate à covid-19; já foram aplicadas 1.335 multas e interditados 2.650 estabelecimentos

Por Cláudio Ulhoa

Os agentes da Secretaria DF Legal são os principais responsáveis por fiscalizar se os estabelecimentos comerciais estão mantendo as determinações do governo de adotar, em seus funcionamentos, as medidas de proteção contra a covid-19. Desde o início da pandemia – março do ano passado – a pasta tem colocado seus agentes para acompanhar esses estabelecimentos e durante este período já fiscalizou cerca de 1.046.688 de pontos comerciais.

Em cada ação, os agentes verificam se as determinações, como a aferição de temperatura na entrada do estabelecimento, oferta de álcool gel para todos os clientes e funcionários, obrigatoriedade do uso de máscaras e a proibição de circular sem essa proteção, bem como de dança nos locais onde haja música estão sendo obedecidas.

Após ultrapassarmos a marca de um milhão de vistorias, temos certeza que muitas vidas foram salvas graças a esse trabalho. Nossos servidores estão dando além do que podem, mas o esforço tem sido recompensado com famílias unidas”, diz o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.

Ao todo a DF Legal possui 16 equipes que percorrem as ruas do DF de segunda a domingo, das 8h às 2h. Tudo é vistoriado, bares, restaurantes, lojas de rua e ambulantes, e outros. Esse trabalho já resultou, segundo a DF Legal, na aplicação de 1.335 multas e na interdição de 2.650 estabelecimentos. Ainda de acordo com a pasta, mais de 25 mil estabelecimentos foram fechados compulsoriamente.

DF Legal inspecionou todos os tipos de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e lojas de rua, além de vendedores ambulantes

“Pedimos que a população, os diversos segmentos sociais e o setor produtivo continuem observando as medidas de proteção e combate à covid-19, para que logo possamos retomar a normalidade”, lembra Cristiano Mangueira.

Houve ainda multas pelo não uso de máscaras – quando a pessoa se recusa a utilizar a máscara que é ofertada pelos próprios agentes da DF Legal – em que 360 pessoas foram multadas pelo descumprimento da medida.

Quem quiser denunciar estabelecimentos que estejam desrespeitando as medidas preventivas pode ligar para o telefone 162 ou para o 190 da Polícia Militar.

É importante lembrar que o toque de recolher, das 5h às 22h, continuam a valer em todo o DF.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui