DF está em terceiro lugar no ranking nacional de aplicação de vacinas contra covid-19, informa governo

DF é terceiro colocado no ranking nacional de aplicação de vacinas

Os dados são divulgados pelo Consórcio Nacional de Veículos de Comunicação e mostram que a ascensão ocorreu depois que o Ministério da Saúde enviou o total de 290 mil doses extras ao DF

Por Cláudio Ulhoa

O Distrito Federal ocupa o terceiro lugar no ranking nacional que avalia o número de vacinas contra a covid-19 aplicadas. Segundo o governo local, a posição foi atingida na última quinta-feira (12) quando a capital federal bateu o recorde de aplicar 100.225 doses, sendo 91.764 para quem iniciou o esquema vacinal, 8.165 para quem completou o ciclo e 296 doses únicas.

O DF chegou a ficar entre as unidades da Federação que menos se vacinava sua população. Na ocasião, a Secretaria de Saúde local informou que a demora na ampliação da imunização se devia a falta de repasse de vacinas por parte do Ministério da Saúde.

A pasta entrou em contato com o Ministério solicitando mais vacinas e recebeu um lote com 290 mil doses extras, o que possibilitou que o DF saltasse para a terceira posição no ranking, segundo dados divulgados pelo Consórcio Nacional de Veículos de Comunicação.

“Essas doses [extras] nos mostraram a capacidade de vacinação no DF; mostraram que, tendo a vacina, nós vacinamos. E o brilhante trabalho que os servidores da saúde fizeram nessa vacinação”, diz a secretária-adjunta de Assistência à Saúde do DF, Raquel Beviláqua.

Hoje começou a vacinação de jovens com 18 anos ou mais

Nesta terça-feira (17/8), começaram a ser vacinados no DF os jovens com 18 anos ou mais. O público não precisa agendar a vacinação, basta apenas ir a um dos pontos de vacinação munido de documento de identidade. Os locais de vacinação podem ser consultados aqui.

O DF figura no ranking com 57,85% de sua população vacinada com a primeira dose, ficando abaixo dos estados de São Paulo (66,66%) e do Rio Grande do Sul (59,85%).

No total, o DF já contabiliza 1.789.948 pessoas que tomaram pelo menos a primeira dose da vacina. Já os vacinados com a segunda dose chegam a 636.777 pessoas e 54.442 tomaram a dose única o que mostra que 22,59%dos moradores da capital completaram a imunização.

“Esse número mostra, mais uma vez, que o Distrito Federal tem sim, capacidade para vacinar a população com rapidez e segurança”, afirma o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui