Conselho de Ensino da UnB aprova retomada parcial das aulas presenciais

UnB aprova retomada parcial das aulas presenciais

Medida começa a valer no próximo semestre, previsto para começar em 17 de janeiro de 2022

Por Cláudio Ulhoa

A partir de janeiro de 2022, às aulas presenciais na Universidade de Brasília (UnB) irão ser retomadas de forma parcial. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (4), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que aprovou a retomada para o dia 17 de janeiro.

Segundo o Cepe, o retorno das aulas ocorrerá primeiro para os estudantes formandos e disciplinas práticas que não puderam ser adaptadas para a forma remota. Além disso, também ficou decidido que caso as prioridades listadas sejam atendidas, as unidades acadêmicas poderão ofertar outras disciplinas práticas ou teóricas, sempre seguindo os documentos orientadores para a retomada das atividades presenciais.

“A priorização não é restritiva, não é um requisito para a oferta. As unidades podem oferecer, a seu critério, qualquer disciplina do componente curricular”, diz o professor de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.

Os estágios, trabalhos de conclusão de curso, atividades de extensão e iniciação científica também poderão ser retomados, mas será preciso, antes, ser avaliado pelos colegiados dos cursos, considerando as orientações do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) e do Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar).

Mas, conforme afirma a UnB, não se trata ainda de um retorno 100% presencial, pois algumas disciplinas ainda ocorrerão no formato virtual. Ficará a cargo dos professores decidirem-se as provas ou atividades de campo serão, ou não de forma presencial.

“Podem seguir ainda com tarefas, seminários e aulas nas plataformas virtuais da Universidade, seja de forma síncrona ou assíncrona, mediante aprovação de plano de ensino pelo colegiado do curso”, informa a universidade.

Agora, na próxima quinta-feira (11), os membros do Cepe se reunirão outra vez para votar a minuta que prevê a retomada das atividades da UnB no âmbito administrativo. Caso ela seja aprovada, as atividades presenciais de técnicos administrativos e terceirizados devem ser retomadas no dia 29 de novembro.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui