Começou hoje no DF a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 em idosos com 70 ou mais

Começa aplicação da dose de reforço em idosos com 70 ou mais

Para ser vacinado, é necessário ter recebido a segunda dose há pelo menos seis meses

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que a partir desta sexta-feira (1/10) já está disponível a dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos com 70 anos ou mais. Segundo a pasta, só pode tomar o reforço aquele idoso que já completou o ciclo vacinal, ou seja, já tomou às duas doses da vacina há seis meses.

Para se vacinar é preciso ir até algum posto munido de documento de identidade e cartão de vacina comprovando a data do recebimento da segunda dose. As doses ofertadas serão do imunizante da Pfizer-BioNTech, conforme orientação do Ministério da Saúde.

“Seguimos na mesma estratégia de quando liberamos a dose de reforço para as pessoas de 85 anos. A procura não foi tão grande, liberamos para 80. A mesma coisa agora, a procura não foi grande, liberamos para 70, para que a gente não deixe doses armazenadas nos nossos estoques”, explica o titular da SES-DF, Manoel Pafiadache.

Conforme ressaltou o secretário, os pontos de vacinação estão abertos desde 8h nas UBSs; outros pontos específicos abriram às 9h e às 18h abre o drive-thru na Praça dos Cristais.

A estimativa do governo é de vacinar cerca de 40 mil idosos com o reforço. No entanto, dos idosos acima de 80 anos apenas 6.180 procuraram os postos até quarta-feira (29).

Segundo a SES-DF, os idosos acamados podem solicitar a aplicação da dose em casa, por meio da Ouvidoria, telefone 160.

Vale destacar que, atualmente, o DF está na última fase do Plano Nacional de Operacionalização (PNO/MS) da vacinação contra a covid-19, contemplando pessoas a partir dos 12 anos de idade.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui