Começa no DF O agendamento para vacinação contra a covid-19 de pessoas com 74 anos

Vacinação para quem tem 74 anos começa nesta quinta-feira (11)

O agendamento é feito pela internet ou pelo telefone 160 e começa hoje às 10h; estima-se que 10.273 pessoas na faixa etária dos 74 anos vivam no DF

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que o agendamento para a vacinação de idosos com 74 anos começa, nesta quinta-feira (20/3), a partir das 10h. O agendamento é necessário para que evite filas e aglomerações nas portas dos postos de vacinação. Para agendar é preciso acessar o site ou ligar no 160 (Disque Saúde), opção 6.

A expectativa da pasta é de vacinar 10.273 pessoas que atualmente se encontram dentro dessa faixa etária no DF. Para realizar a vacinação, a SES-DF contará com 27,8 mil doses da vacina CoronaVac, que serão enviadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria, metade do quantitativo recebido será reservada para a aplicação da segunda dose e 5% do conteúdo faz parte da reserva técnica.

“Por meio da vacina vamos interromper o ciclo de transmissão e o ritmo de contágio será cada vez menor. Quanto mais pessoas vacinarem, menor a circulação viral. Para ter a imunidade de rebanho é necessário ter 80% da população vacinada. Ainda há um longo caminho a percorrer para termos essa imunidade de rebanho”, explica a infectologista do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Joana D’Arc Gonçalves.

Vagas para agendamento, pelo site ou pelo telefone, serão abertas às 10h desta quarta-feira (10)

Até o momento, a SES-DF informa que já foram vacinadas, desde o início da campanha, 157.364 pessoas com a primeira dose (D1) e 59.426 (D2) com a segunda dose. A maior parte dos vacinados é de mulheres, com mais de 60% dos imunizados com as duas doses – elas são também a maioria (70%) dentro da categoria dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à covid-19.

Vale destacar que o atendimento nos drive-thrus é exclusiva para quem fez o agendamento. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem a vacina, é para aqueles que fizeram agendamento e para quem não fez.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui