COLUNA DO ULHOA | Gestão Ibaneis Rocha completa mil dias e é marcada pela realização de obras de infraestrutura e combate à pandemia

Ibaneis completa mil dias à frente do GDF

Obras, empregos, menos impostos, investimentos em saúde, educação, cultura e lazer, essas foram algumas das ações que marcam o governo; CLDF economiza R$ 60 milhões em 2021

Por Cláudio Ulhoa

No último dia 27 de setembro, a gestão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), completou mil dias. Na ocasião, a equipe de governo fez um balanço para ressaltar as ações realizadas até o momento e destacar a geração de renda e emprego nos últimos 30 meses. O levantamento mostra que o governo investiu bilhões de reais em obras públicas, o que movimentou a economia local ainda mais em momento de pandemia da covid-19.

Conforme mostra o levantamento, o DF se transformou em um canteiro de obras.  Asfalto novo nas ruas; mais de 40 viadutos reformados; uma média de 20 quilômetros de tubulações de água para irrigação das plantações foram construídas; todas as escolas públicas foram reformadas; e a população ainda ganhou novas unidade de saúde como os hospitais de campanha; um UPA Ceilândia e duas UBSs, sendo uma dela reconhecida nacionalmente pela arquitetura arrojada, eficiente e moderna.

Sem contar a crise econômica que veio como consequência da pandemia. A gestão Ibaneis precisou enfrenta-la com estímulo ao empresariado e corte de impostos. Contratou mais de 18 mil novos servidores e colocou a máquina em funcionamento, sem deixar que nenhum serviço fosse paralisado.

Mais investimento

O passo seguinte do governador Ibaneis foi ir a São Paulo junto de uma comitiva para lançar oficialmente o fundo imobiliário para o desenvolvimento do novo Distrito de Inovação e Tecnologia em Brasília (Biotic), que será localizado na Granja do Torto. O FII Biotic é o maior fundo imobiliário ASG (Ambiental, Social e Governança) do país. A estimativa é abrigar 800 empresas e mais de 2 mil estações de coworking (trabalho colaborativo), com geração de 7,6 mil postos de trabalho e 9,5 mil moradores no local.

CLDF

A Câmara Legislativa do DF deve economizar, neste ano, cerca de R$ 60 milhões. A sobra, segundo o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), vai ser destinada ao programa Renova-DF, que pertence à Secretaria de Trabalho, que oferece capacitação profissional a desempregados pelo Senai.

Flávia Arruda

A ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda (PL), participou da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na expansão do Setor “O”, em Ceilândia. Em breve discurso disse se tratar de um momento esperado pela população do Setor “O” e por ela em especial. Além disso, a ministra ressaltou que o governador Ibaneis Rocha pode contar com seu apoio.

Sebrae-DF

O superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, disse à imprensa local que não ser razoável discutir protagonismo eleitoral nesse momento. Ele foi indagado se seria candidato a algum cargo público em 2022, mas  Oliveira disse que, no momento, seu dever é de ajudar com o que pode e que isso é mais relevante do que disputar espaços político-eleitorais. De acordo com ele, já tem muita gente fazendo isso.

BR-270

O governador Ibaneis Rocha, anunciou uma nova etapa do projeto Caminho das Escolas. Segundo ele, o GDF vai pavimentar a DF-270, que liga a região de Café sem Troco e o Núcleo Rural Cariru. O governador afirmou que o projeto vai facilitar a locomoção dos moradores das regiões atendidas.

PTB

O deputado distrital, José Gomes é novo presidente do PTB no DF. Ele vai ocupar o lugar deixado por FadiFaraj. A também distrital, Jaqueline Silva, que presidiu o partido, agora estaria de mudança para o PTC.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui