COLUNA DO ULHOA | DF permanece em 2º lugar no ranking das vacinas

O DF tem 1.904.969 pessoas vacinadas com, ao menos, uma dose dos imunizantes

O DF atingiu, último dia 18, o segundo lugar no ranking de vacinação do país, com 62,4% da população imunizada com ao menos uma dose. Brasília fica atrás de São Paulo, em que 68,58% tomaram a D1. A informação é do consórcio de veículos de imprensa que compila dados de todas as secretarias de Saúde dos estados brasileiros.

O DF tem 1.904.969 pessoas vacinadas com, ao menos, uma dose dos imunizantes. O reforço foi aplicado em 657.317 moradores da capital, referente a 23,34%. Ontem, 35.120 receberam a primeira dose (D1); 6.839, o reforço (D2); e 10, a dose única da Janssen.

Museu da Bíblia

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) voltou a suspender, neste domingo (22), o edital de seleção do projeto para escolher um estudo preliminar de arquitetura do Museu Nacional da Bíblia, que deve ser construído no Eixo Monumental. Segundo a decisão, para que o projeto tenha andamento, é necessária uma audiência pública. O GDF já recorreu da decisão.

Prudente

Em evento do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista), o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), que também é empresário, disse que a proposta de Reforma Tributária do governo federal é um acinte a classe empresarial. Segundo Prudente, vai acertar em cheio não só os empresários, mas também a classe média. Ele disse ainda, que a proposta é tão incabível que está sendo defendida pelos partidos de esquerda.

Também participaram do evento, o secretário de Economia do DF, André Clemente, a deputada distrital, Júlia Lucy (Novo), o senador Izalci Lucas (PSDB), e outros.

Sesc e Senac

Na mesma manhã em que José Aparecido recebia finalmente a gestão do Sesc e Senac, foi deferida Tutela Antecipada pelo Poder Judiciário para suspender os efeitos da eleição dele ocorrida em 05/03/21 para a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) até o julgamento de mérito. A ação foi proposta por dez Delegados Sindicais representantes da Fecomércio/DF baseado na inexigibilidade de José Aparecido, conforme já divulgado por essa coluna.

O efeito prático da decisão é o afastamento imediato de José Aparecido da Costa Freire da presidência da Fecomércio-DF e quem assumirá interinamente será   Edson de Castro, Presidente do Sindivarejista/DF.

Paula Belmonte

A deputada federal, Paula Belmonte (Cidadania-DF) será a coordenadora da Frente do Distrito Federal na Câmara dos Deputados. A deputada garantiu ao setor produtivo do DF que se empenhará na aprovação do projeto (PLP 5/2021), que prorroga por 15 anos incentivos fiscais ao comércio e à agropecuária.

Flávia Arruda

As chances da ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda vir a ser senadora pelo DF parece já estar surtindo efeito. Em eventos públicos, o próprio governador do DF, Ibaneis Rocha, já chamou Flávia de “a nossa senadora”. Mas para esse pleito, o governo pode também apoiar o empresário Paulo Otávio e o secretário de governo do GDF, José Humberto Pires.

Reguffe

O senador Reguffe (PODEMOS/DF) quer a derrubada de veto ao projeto de lei que permite o tratamento oral de pacientes com câncer, de forma gratuita. O projeto (PL 6330/2019) obriga os planos de saúde a pagarem os custos do tratamento, mas foi vetado pelo presidente da República. O senador desmente a justificativa do governo de que a medida aumentaria as mensalidades dos planos de saúde.

Carta dos governadores

“Nós temos que fortalecer as instituições. Sempre que alguém quiser atingir qualquer tipo de instituição no País, o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário terão o meu apoio. Eu sou um democrata e vou continuar defendendo isso com muita força”, disse o governador do DF, Ibaneis Rocha, após assinar a carta com mais 13 governadores, em defesa da democracia e do Judiciário.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui