
A medida faz parte do tratamento à doença adotada no município e vai atender pacientes que foram testados positivos e também os não assintomáticos; município já trata internados de covid-19 com o medicamento desde abril
Por Cláudio Ulhoa
O município de Unaí, em Minas Gerais, cidade que fica a pouco mais de 150 km do Distrito Federal, está desde o dia 1 de julho, distribuindo cloroquina aos pacientes de covid-19, com testagem comprovada, e também aos que ainda não foram testados, como forma preventiva. A medida faz parte da campanha de combate a doença adotada pela Prefeitura local. De acordo com o diretor do Centro de Atendimento em Covid-19 da cidade, o medicamento será distribuído de forma gratuita junto a outros três medicamentos: azitromicina, dexametasona e nitazoxanida (annita).
“Desde que outras regiões, outros Estados, outros países começaram a usar hidroxicloroquina na fase inicial da doença, e viram que os resultados têm sido muito bons, diminuindo a progressão dessa doença e possível internação, nós também nos convencemos”, explica o diretor do Centro de Atendimento de Covid-19 em Unaí, Juliano Machado.
Conforme explica o diretor do Hospital Municipal de Unaí, Joaquim Tomaz, o uso da cloroquina já vem sendo usado em pacientes internados desde abril. Tomaz garante que nos casos de internação, a utilização do medicamento tem surtido efeitos positivos.
“Desde o mês de abril, tanto os pacientes internados na rede pública quanto na particular, nós iniciamos o uso da cloroquina. Em nosso ponto de vista, em nossa observação, é de que o resultado tem sido muito bom”, diz Joaquim Tomaz.
Medicamentos
A expectativa é que o mesmo feito obtido nos pacientes internados ocorra também nos pacientes que apresentam os primeiros sintomas e também mesmo nos assintomáticos. Assim que um paciente procurar o Centro de Atendimento de Covid-19, que está localizado no Parque de Exposição da cidade, ele já receberá um kit contendo a hidroxicloroquina e os outros medicamentos.
“E esse pacientes vão ser acompanhados aqui no Centro de Atendimento de Covid-19, e aqui nós vamos solicitar que eles retornem outros dias para que nós possamos ter uma resposta no paciente”, explica Juliano Machado. Pacientes que tenha sintomas abaixo de dez dias e não fizeram teste também fará uso preventivo de cloroquina.

Para uso do medicamento, o paciente terá que assinar um termo onde ele assegura estar ciente do uso do medicamento. Portanto, não é obrigatório, caberá ao paciente optar ou não pelo uso.
Unaí tem no momento, 24 pessoas internadas por Covid-19. Até ontem o município tinha duas mortes confirmadas pela doença. O número de casos chega a 609, os suspeitos são 2.441, e os curados são 451. Houve ainda 246 casos descartados, segundo dados da Secretaria de Saúde de Unaí.
Fonte Blog do Ulhoa