Cloroquina começa a ser distribuída pela Prefeitura de Unaí a pacientes com covid-19

O uso da cloroquina não é obrigatório e o paciente que optar pelo medicamento terá acompanhamento médico

A medida faz parte do tratamento à doença adotada no município e vai atender pacientes que foram testados positivos e também os não assintomáticos; município já trata internados de covid-19 com o medicamento desde abril

Por Cláudio Ulhoa

O município de Unaí, em Minas Gerais, cidade que fica a pouco mais de 150 km do Distrito Federal, está desde o dia 1 de julho, distribuindo cloroquina aos pacientes de covid-19, com testagem comprovada, e também aos que ainda não foram testados, como forma preventiva. A medida faz parte da campanha de combate a doença adotada pela Prefeitura local. De acordo com o diretor do Centro de Atendimento em Covid-19 da cidade, o medicamento será distribuído de forma gratuita junto a outros três medicamentos: azitromicina, dexametasona e nitazoxanida (annita).

“Desde que outras regiões, outros Estados, outros países começaram a usar hidroxicloroquina na fase inicial da doença, e viram que os resultados têm sido muito bons, diminuindo a progressão dessa doença e possível internação, nós também nos convencemos”, explica o diretor do Centro de Atendimento de Covid-19 em Unaí, Juliano Machado.

Conforme explica o diretor do Hospital Municipal de Unaí, Joaquim Tomaz, o uso da cloroquina já vem sendo usado em pacientes internados desde abril. Tomaz garante que nos casos de internação, a utilização do medicamento tem surtido efeitos positivos.

“Desde o mês de abril, tanto os pacientes internados na rede pública quanto na particular, nós iniciamos o uso da cloroquina. Em nosso ponto de vista, em nossa observação, é de que o resultado tem sido muito bom”, diz Joaquim Tomaz.

Medicamentos

A expectativa é que o mesmo feito obtido nos pacientes internados ocorra também nos pacientes que apresentam os primeiros sintomas e também mesmo nos assintomáticos. Assim que um paciente procurar o Centro de Atendimento de Covid-19, que está localizado no Parque de Exposição da cidade, ele já receberá um kit contendo a hidroxicloroquina e os outros medicamentos.

“E esse pacientes vão ser acompanhados aqui no Centro de Atendimento de Covid-19, e aqui nós vamos solicitar que eles retornem outros dias para que nós possamos ter uma resposta no paciente”, explica Juliano Machado. Pacientes que tenha sintomas abaixo de dez dias e não fizeram teste também fará uso preventivo de cloroquina.

Duas pessoas já morreram por covid-19 em Unaí

Para uso do medicamento, o paciente terá que assinar um termo onde ele assegura estar ciente do uso do medicamento. Portanto, não é obrigatório, caberá ao paciente optar ou não pelo uso.

Unaí tem no momento, 24 pessoas internadas por Covid-19. Até ontem o município tinha duas mortes confirmadas pela doença. O número de casos chega a 609, os suspeitos são 2.441, e os curados são 451. Houve ainda 246 casos descartados, segundo dados da Secretaria de Saúde de Unaí.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui