Centro de Radioterapia é inaugurado no HRT

Mais de R$ 9 mi para combater o câncer

O governador Ibaneis Rocha participou da inauguração do espaço e falou sobre a construção do Hospital Oncológico de Brasília; Centro conta com aparelho inovador capaz de diminuir os danos causados aos pacientes durante o tratamento

Por Redação

Foi inaugurado no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) nesta quarta-feira (30) um Centro de Radioterapia que deve receber cerca de 25 pacientes em tratamento de câncer, por dia. A inauguração do espaço contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB) que, ao falar com a imprensa, destacou a importância do centro e ressaltou o uso de um recurso tecnológico no tratamento da doença, conhecido por acelerador linear.

“É um aparelho que reduz muito a quantidade de sessões para tratamento da maioria dos cânceres. Com isso, a gente entrega à população do DF aquilo que ela merece”, disse Ibaneis. O Centro de Radioterapia do HRT deve ajudar na redução da fila de espera – que hoje é de 134 pessoas por dia – para receber algum tratamento.

A construção do Centro é uma obra genuína da gestão Ibaneis Rocha. Com orçamento de R$ 9,1 milhões, sendo que 3 milhões foram usados para aquisição do acelerador linear, ela foi iniciada no primeiro mês do mandato. A verba para construção foi adquirida pelo GDF junto ao Ministério da Saúde.

População do DF ganha Centro de Radioterapia, com capacidade para atender 25 pacientes por dia

Para o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, que também esteve na presente na inauguração do Centro, a construção do espaço junto à aquisição do acelerador linear, vai garantir mais qualidade de vida às pessoas que estão em tratamento de câncer. “A gente vai poder reduzir o tratamento de pacientes com câncer de próstata de 38 sessões para 20. E, no caso das pacientes com câncer de mama, de 28 para 18 sessões.”

Quem também falou durante a inauguração do Centro foi o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade. Segundo Andrade, a obra beneficia não só os pacientes, mas toda sua a família. “A nossa população agradece essa obra. Passei pela doença na família e sei a dor que essas pessoas sentem quando não tem um local ideal para tratamento”, ressaltou o administrador.

Hospital Oncológico

Ainda durante a inauguração do Centro de Radioterapia, o governador Ibaneis falou sobre o andamento do processo de construção do Hospital Oncológico de Brasília. A unidade, que está em fase de licitação para a construção, deve colocar o DF no ranking dos estados brasileiros que possuem uma unidade hospitalar voltada exclusivamente ao tratamento de câncer.

“Amanhã nós teremos o encerramento desta licitação e vamos entregar o hospital ainda no nosso governo, completando todo esse ciclo do tratamento oncológico no DF e nos colocando no nível de vários outros estados”, disse Ibaneis.

O projeto do hospital consiste, segundo informações da Agência Brasília, em uma unidade hospitalar com 172 leitos, sendo 152 de internação e 20 de unidade de terapia intensiva (UTI), além de consultórios multidisciplinares, alas para tratamento de quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear, endoscopia e salas de cirurgia conjugadas. Exames de imagem, como mamografia, ultrassom e raios X, também poderão ser realizados no local.

O hospital será construído no Setor Noroeste e terá, segundo o GDF, capacidade para atender nove mil pacientes por ano.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui